Blog Dicas

Quantos dias ficar no Atacama?

Por Nicolle Podlasek

Uma das dúvidas mais comuns quando se planeja uma viagem para o Atacama é a duração. Confira nesse post quanto tempo ficar no deserto mais seco do mundo.

Deserto do Atacama

Se engana quem acha que, por ser pequena, San Pedro do Atacama tem poucas atividades para os viajantes. Quem visita o deserto mais seco do mundo tem a oportunidade de ver de perto fenômenos naturais impressionantes, além de um céu estrelado de outro mundo!

No entanto, para conseguir aproveitar a viagem ao máximo, fazer um bom planejamento é essencial. Uma das dúvidas mais comuns quando se organiza um roteiro para conhecer uma das principais atrações do Chile é: quanto tempo devo ficar no Atacama?

Para ter uma resposta, você deve avaliar quais passeios você gostaria de realizar e o seu orçamento. Como a maior parte dos pontos turísticos estão dispersas pelo deserto e exigem tempo de locomoção, a nossa dica é que você passe pelo menos 3 dias na cidade, para conseguir aproveitar.

Para ajudar você, nós separamos algumas opções de roteiros para você se planejar. Dá uma olhada!

O que fazer em 3 dias no Atacama?

Se você escolheu passar 3 dias no Atacama, irá conseguir fazer os principais passeios no Deserto. É importante lembrar que essa opção é um pouco mais corrida, mas dá para aproveitar com certeza!

Para quem vai ficar esse tempo, também lembramos que, com a curta duração da viagem, você pode não ter muito tempo para aclimatação com a altitude. Por isso, se hidrate bastante para amenizar os efeitos. Tomar chá de Chachacoma também pode ajudar. 

Confira abaixo o roteiro que montamos para quem vai passar 3 dias em Atacama!

Dia 1: Valle de la Luna e Tour Astronômico

Mulher sentada observando o Valle de la Luna
Valle de la Luna

O Valle de la Luna é um dos destinos mais famosos de San Pedro de Atacama e tem uma das paisagens desérticas mais icônicas e reconhecidas do mundo. A vantagem de iniciar a sua viagem com esse passeio é que o valle não tem uma altitude muito diferente de San Pedro de Atacama, o que não vai exigir tanto fisicamente de você. Também é uma excursão que não demanda trajes especiais e muito esforço físico. Você pode agendar o passeio no período da tarde, tendo tempo de chegar na cidade pela manhã e se instalar.

Homem observando o ceu do deserto no tour astronomico

Na parte da noite, o Tour Astronômico. O Deserto do Atacama é um dos melhores lugares do mundo para observações astronômicas, por ser distante dos centros urbanos e devido às suas condições climáticas. Ele tem mais de 300 noites de céu aberto durante o ano, mas recomendamos esse passeio para o primeiro dia, para caso esteja nublado, você tenha a oportunidade de reagendar. Vale muito a pena!

Dica: A melhor época para realizar o tour astronômico é durante a lua nova, ou nos dias próximos a ela. Isto é quanto maior a lua, mais luminosidade e por consequência menos estrelas visíveis.

Dia 2: Lagunas Altiplanicas e Mirante Piedras Rojas

Passeio em Lagunas Altiplanicas no Deserto do Atacama
Lagunas Altiplânicas Miscanti e Miñiques

O segundo dia começa com uma visita às Lagunas Altiplanicas. Ela é uma das excursões mais completas do Atacama, e dura o dia inteiro. 

As Lagunas Altiplânicas Miscanti e Miñiques têm uma das paisagens mais inesquecíveis do mundo. No mesmo dia, você conhecerá a Laguna Chaxa, localizada no Salar de Atacama, para poder observar as diversas espécies de flamingos e outras aves que vivem ali, além de visitar os povoados de Toconao e Socaire.

Como atualmente o acesso à Piedras Rojas está fechado, a visitação se limita ao mirante que tem vista para as Piedras.

Dia 3: Geysers del Tatio e Laguna Cejar/Lagunas Escondidas

Geysers del Tatio no Chile
Geysers del Tatio

Terceiro maior campo de gêiseres do mundo, o Geysers del Tatio é um item essencial no seu roteiro. São dezenas de colunas de vapor de água emanando da terra num campo com área de 10 km² e 80 gêiseres. Nesse passeio, a temperatura mínima, durante o verão, de maneira geral, é -6 °C. Já no inverno, é possível experimentar temperaturas de até -20 °C, então esteja preparado para enfrentar o frio. Garantimos que vale muito a pena! O campo está a uma altura de 4.300 metros. Por isso, é bom que o passeio fique para o último dia, para você ter o maior tempo possível para se acostumar a altitude.

Mulher boiando nas Lagunas Escondidas de Baltinache
Lagunas Escondidas

Para aproveitar o período da tarde, você pode escolher entre Laguna Cejar e Lagunas Escondidas. Nas duas opções, você encontra lagoas com grande concentração de sal, o que permite que os banhistas flutuem sem nenhum esforço. Incrível, né?


Saiba mais informações sobre o roteiro de 3 dias.

O que fazer em 5 dias no Atacama?

Se você tem disponibilidade, opte por ficar ao menos 5 dias para aproveitar o Atacama ao máximo. Neste período, você poderá fazer 9 passeios incríveis pelo deserto. Confira!

Dia 1: Valle del Arcoiris, Valle de la Luna e Tour Astronômico

Valle del Arcoiris no Deserto do Atacama
Valle del Arcoiris

Para quem pode permanecer mais tempo na cidade, é possível incluir no primeiro dia uma visita ao Valle del Arcoiris. A região é formada por colinas de diferentes cores, gerando um efeito que dá nome ao vale. O passeio ideal para quem gosta de história, geologia e cultura local.

Na parte da parte você pode seguir para o Valle de la Luna e fechar o dia com o Tour Astronômico.

Dia 2: Termas de Puritama e Laguna Cejar

Piscina termica em Termas de Puritama no Atacama
Termas de Puritama

No segundo dia de manhã, uma visita às Termas de Puritama, que são piscinas naturais de águas termais, com temperatura entre 25ºC e 30ºC. A excursão é a oportunidade perfeita para relaxar.

Na parte da tarde, uma visita à Laguna Cejar.

Dia 3: Lagunas Altiplánicas e Mirante Piedras Rojas

O terceiro dia fica reservado para a excursão até as Lagunas Altiplânicas Miscanti e Miñiques, que dura o dia todo.

Dia 4: Geysers del Tatio e Lagunas Escondidas de Baltinache

Com mais tempo no roteiro para aclimatação com a altitude, é possível deixar a visita aos Geysers del Tatio para o quarto dia.

Na parte da tarde, você pode conhecer as Lagunas Escondidas, que são um conjunto de setes lagoas de águas salgadas, com águas azuis transparentes e margens brancas de sal.

Dia 5:  Ruta de los Salares

Ruta de los Salares
Ruta de los Salares

Para fechar o roteiro com chave de ouro, uma ida à Ruta de los Salares. A excursão dura o dia todo, e te leva para visitar Vegas de Quepiaco, os Monges de la Pacana, os Blancos, Mirante do Salar de Águas Calientes e o Mirante do Salar de Quisquiro.
Importante: um trecho do tour do Salar de Tara encontra-se fechado indeterminadamente pelo órgão regulador local, impossibilitando a visita ao mesmo e às Catedrales de Tara. As agências estão fazendo roteiros alternativos para compensar o que está fechado, passando a chamá-los Ruta de los Salares ou Camino a Tara.

Atacama + Salar de Uyuni

Pessoa no Salar de Uyuni fazendo pose com perspectiva

Se você tiver disponibilidade, fica uma dica valiosíssima: separe mais 4 dias na sua viagem para incluir o Salar de Uyuni. A travessia para o deserto de sal é incrível, e você verá paisagens dignas de  cinema. Quem visita o local durante o período de seca (inverno e primavera) consegue fazer as famosas fotos de perspectiva, que são, com certeza, um registro único e divertido da sua aventura. Aos que escolhem ir durante o verão, possivelmente encontrarão o salar totalmente espelhado por conta das chuvas.
Saiba mais sobre essa excursão.

Se você quer mais informações para organizar a sua próxima viagem para o Chile, nós criamos um guia completo com tudo o que você precisa saber. Também temos um conteúdo bem legal em nosso blog, cheio de dicas de viagens. 💚

Tem alguma dúvida ou dica? Deixe nos comentários!

Salvar Quantos dias ficar no Atacama? no Pinterest

Quantos dias ficar no Atacama


Baixe grátis - Planilha de Planejamento de Viagem

Planejando viajar? Criamos uma planilha supercompleta para você se planejar!

Baixe agora