Blog Dicas

O que você precisa saber antes de ir aos Geysers del Tatio

Venha viver a experiência de conhecer o terceiro maior campo geotérmico do mundo: os Geysers del Tatio em San Pedro de Atacama.

Geysers del Tatio é uma passeio que ocorre muito cedo. Por isso, começaremos fazendo uma pergunta: Você gosta de acordar cedo? Se a resposta for sim, então, irá tirar esse passeio de letra. Mas se você não gosta ou tem dificuldade, faça um esforço, pois, para conhecer esse lugar, vale a pena perder umas horinhas de sono.

Bom, antes de começarmos, vamos entender, primeiramente, o que é um gêiser. Resumidamente explicando, um gêiser é uma nascente termal, que entra em erupção lançando jatos de água quente.

Quanto aos Geysers del Tatio, um dos principais passeios do Atacama, o mesmo está localizado a, aproximadamente, 4.300 metros de altitude, por isso sempre aconselhamos que todos os visitantes tenham o máximo de cuidado possível.

Dentre eles, é importante destacar: evitem o consumo de bebida alcoólica e carne vermelha na noite anterior (deixe para fazer isso quando voltarem do passeio).

Outra indicação é que tenham uma ótima noite de sono – como o horário de saída é às 5:30 da manhã (ou 04:30 durante o verão), é bom dormirem às 22 horas, pois o cansaço ajuda a sentir os efeitos da altitude.

Qual a temperatura no tour dos Geysers del Tatio?

A temperatura dos gêiseres, costumam variar ente 80 °C e 86 °C, no entanto, a temperatura ambiente no verão fica por volta dos -6 °C e no inverno pode chegar até -20 °C., por isso, não economizem na roupa de frio.

Como lá faz muito frio, ainda mais pelo fato de ser um passeio feito logo pela manhã, é indicado que levem bastante roupas quentes (se não tiver uma roupa específica para isso, coloque mais de uma peça, duas camisas, duas calças etc).

“Ih, guri . Eu sou sulista, tchê. Acha que tenho medo de um friozinho desse”; “Báh, mas lá estava tri frio”. Essas foram duas frases ditas por um morador do Rio Grande do Sul (uma antes e uma após o passeio, respectivamente) rs

O frio de lá é intenso. Nunca o subestime. Ele pode te surpreender. Sempre falamos a mesma coisa para os passageiros: “É possível que você vá vestindo roupas a mais e, conforme a temperatura aumentar, tirá-las, mas nunca será possível você fazer um agasalho surgir do nada para te ajudar no frio – a não ser que você seja Harry Houdini, aí já é outro caso”.

Por fim, evite ir para esse passeio em seus primeiros dias no Atacama (quanto mais próximo do fim de sua viagem você puder ir, melhor). O motivo principal é a elevada altitude e, se for logo nos primeiros dias, é provável que você esteja muito mal adaptado a essas condições geográficas.

O que levar para os Geysers del Tatio

É necessário que levem, no mínimo, 10.000 pesos chilenos por pessoa para que entrem nos parques. Além disso, em uma das paradas, passamos pelo povoado de Machuca onde é possível encontrar churrasco de carne de lhama e pastel de queijo de cabra.

Também indicamos que leve protetor solar, óculos de sol e sempre se mantenha hidratado. Vale lembrar que no campo geotérmico tem também uma piscina termal. Portanto, se você tiver interesse em entrar, é preciso levar:

  • Roupa de banho (o ideal é já sair vestido com ela por baixo)
  • Chinelo
  • Toalha

E, para finalizar, é importante que você tenha cuidado com o cheiro do enxofre ou você pode acabar passando mal ou algo do tipo e, caso isso aconteça, não hesite em falar com o guia.

Por que o passeio dos Geysers é tão cedo?

Para encerrar, explicaremos o motivo de o passeio dos Geysers ser feito tão cedo. No amanhecer, é o horário cujo as águas dos gêiseres estão mais ativas e, quando em contato com a baixíssima temperatura, gera um vapor, que, juntando à belíssima vista do nascer do sol, resulta em uma imagem inesquecível, que nunca sairá da sua cabeça.

Gostou? Então reserve agora o seu passeio direto em nosso site: https://dobrasilparaomundo.com/produto/geysers-del-tatio/ ou mande um email pra gente com suas dúvidas e responderemos o mais breve possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *