Blog Dicas

7 dicas de como economizar dinheiro na viagem

Por Davi Noronha

Quer conhecer outros lugares, mas está com pouco dinheiro e não sabe o que fazer? Nesse texto, daremos dicas de como economizar dinheiro na viagem.

Viajar é o sonho de muita gente, mas, alguns dos custos envolvidos podem acabar distanciando o viajante da realização.

Apaixonados por viagem que somos, a nossa meta é sempre ajudar você a viajar mais e melhor. Por isso, nesse texto compartilharemos algumas dicas sobre como economizar dinheiro na viagem.

Pode até ser que algumas das dicas que daremos aqui, sejam um pouco óbvias. Mas, por vezes, o óbvio também precisa ser dito, não é mesmo? E o que é natural para um, pode não ser tanto assim para outros. Então, vamos lá!

Hospede-se em um hostel

Escolher se hospedar em um hostel é uma das essenciais escolhas feitas por alguém que quer economizar dinheiro em uma viagem. Caso você queira, tem como ficar hospedado em um quarto coletivo, que deixará o preço ainda menor. Além de você ter a oportunidade de conhecer novas pessoas.

Além do hostel, você também tem a possibilidade de se hospedar em um Airbnb, que nada mais é do que uma casa onde o anfitrião cede um espaço para que você possa se hospedar (que pode ser um quarto, uma sala ou até mesmo o apartamento inteiro, dependendo da sua preferência).

Faça sua comida

Fazer sua própria comida é algo que fará você economizar um pouco mais. E a parte boa é que diversos hostels “oferecem” uma cozinha para que os hóspedes possam usar. Então, ao invés de saírem todos os dias para comer, optem por comprar alimentos no mercado e fazer onde estiverem hospedados.

Você pode, inclusive, aproveitar e comprar alguns ingredientes locais para experimentar um pouco mais da culinária da região.

Viajar para países que não exigem passaporte

Optar por países que não exigem passaporte, é uma boa ideia. Fazendo isso, além de economizar um pouco de dinheiro, ainda economiza tempo.

Não sabe quais países os brasileiros podem viajar sem passaporte? Não tem problema. Nesse outro post aqui listamos todos os países que você pode entrar apenas com RG.

Use transporte público

Uma ótima opção também é vocês utilizarem transporte público (metrô, ônibus, entre outros). Vocês conseguirão economizar bastante assim.

Hoje em dia, pelo menos nas grandes cidades, é possível encontrar aplicativos/sites disponibilizados pelo próprio Governo local que nos ajudam na hora de buscar a melhor forma de locomoção com transporte público. Por isso, não deixe de pesquisar antes de iniciar a viagem.

São muito poucos lugares que não possuem transporte público. Mas, para esses lugares que não têm, sigam a dica abaixo.

Alugue uma bicicleta

Uma bicicleta também é uma opção bastante econômica na viagem, ainda mais se você estiver viajando sozinho. Podemos dizer que os destinos que não possuem transportes públicos, geralmente, contam com diversos lugares para que os turistas aluguem bicicletas.

E, mais uma vez, antes de iniciar a viagem, pesquise se a cidade não possui nenhum tipo de consórcio com empresas de bike, como a Bike do Itaú, por exemplo.

Calcule seus gastos diários

É sempre bom que você tenha total noção de quanto dinheiro você está gastando e com o que. Por isso, recomendamos que vocês façam um orçamento diário dos seus gastos.

Além de controlar os gastos para essa viagem em questão, você ainda vai conseguir analisar qual costuma ser o seu maior gasto, se é com hospedagem, alimentação etc.

E, claro, faça uma estimativa prévia do quanto você pode gastar com cada coisa. Pra isso, vai ser preciso pesquisar em blogs para conseguir mensurar quanto os viajantes costumam gastar em cada viagem.

Um ótimo exemplo é um dos vídeos do nosso canal no Youtube: Quanto custa viajar para Ushuaia?.

Saiba falar algo na língua local

Apesar disso não precisar ser um empecilho para realizar a sua viagem, pode ser um pouco complicado ir para um lugar e não saber falar um nada da língua local.

Principalmente quando estamos em situações em que as pessoas podem se aproveitar da nossa falta de entendimento do idioma deles, não é mesmo?

Por isso, antes de viajar, tente buscar algumas informações básicas sobre o destino, como, por exemplo, a distância da sua hospedagem até os pontos turísticos que deseja visitar e também aprender o mínimo do idioma local.

Realize visitas gratuitas

Alguns museus, bibliotecas ou outros pontos turísticos da cidade que você está visitando, podem ter dias de visitas gratuitas. Tente pesquisar sobre isso e verá que tal ação poderá representar uma boa economia na sua viagem.

Outras dicas para economizar dinheiro na viagem

  • Sempre pesquise bem tudo que for comprar na viagem. Desde a passagem, até o café da manhã;
  • Não gaste seu dinheiro com futilidades. Antes de comprar qualquer coisa, se pergunte: “Eu preciso disso?”. Se a resposta for não, não compre;
  • Viaje na baixa temporada. Além de as passagens aéreas estarem mais baratas. Você ainda encontrará hostels e, até mesmo, alguns passeios com um preço menor.
  • Tente levar o dinheiro em espécie, principalmente se for em uma viagem para o exterior. Assim você evita surpresas com IOF ou demais taxas bancárias.
  • Essa é uma das mais óbvias, mas, ainda assim, compare os preços das passagens.

Espero que essas dicas ajudem vocês a economizarem na próxima viagem. Além disso, temos muitos outros textos no nosso blog que talvez possam ajudar no planejamento.

Se você não sabe por onde começar, veja como planejar sua viagem como um profissional e se atente aos erros comuns cometidos por viajantes.

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!