Blog Dicas

6 erros comuns cometidos por viajantes (e como evitá-los)

Por Nicolle Podlasek

Descubra abaixo os maiores erros cometidos por viajantes.

Quando se trata de viagens, todos nós já cometemos erros, desde perder ofertas até não verificar os detalhes do voo. Separamos abaixo para você os erros mais comuns cometidos por viajantes – e como evitá-los. Confira!

6-maiores-erros-cometidos-por-viajantes

6 erros comuns dos viajantes

1. Não pesquisar sobre o destino

2. Esquecer do orçamento

3. Não adquirir um seguro

4. Não conversar com o banco

5. Bagagem excessiva

6. A localização da hospedagem

1. Não pesquisar sobre o destino

Um dos grandes erros dos viajantes é não fazer a pesquisa necessária antes de viajar. Dar uma chance para momentos espontâneos acontecerem é ótimo, mas não ter informações essenciais sobre o destino pode causar problemas na viagem e até frustração. Não tem sensação mais chata do que pensar que você poderia ter aproveitado melhor a viagem se soubesse de alguns detalhes a mais. Por isso, faça o dever de casa.

Como evitar: Separe um tempo para conhecer aspectos importantes sobre o lugar que você irá conhecer, como clima, moeda, documentos para entrada no país, fuso horário, lazer, pontos turísticos etc. Não se prenda a apenas uma fonte. Quanto mais pesquisa você faz com antecedência, mais chances você tem de aproveitar o lugar.

2. Esquecer do orçamento

Um erro muito comum quando falamos de viagem é a questão do orçamento, ou melhor, a falta de um. 

À primeira vista, o orçamento parece algo que trava a viagem e impõe limites à aventura tão sonhada. Muitas vezes, ele é visto também como um bicho de sete cabeças, algo muito complexo a ser feito. Mas não se engane! O orçamento é uma ferramenta para explorar ao máximo a verba disponível na sua aventura. Com um planejamento – que não precisa ser muito complexo, você irá para a sua viagem com tranquilidade, sabendo que pode investir em experiências que são a sua cara e que estão dentro do seu orçamento. 

Como evitar: crie um orçamento realista, considerando todos gastos identificados na fase de pesquisa. Ele pode ser feito do jeito que você considera mais fácil, como uma planilha, aplicativo ou em um bom e velho caderno. Além disso, permita um pouco de espaço para despesas inesperadas, porque, com certeza, elas irão aparecer.

3. Não adquirir um seguro

Se há algo que podemos ter certeza é que imprevistos acontecem. Por isso, é muito importante estar preparado, e uma dessas formas é por meio do seguro viagem. Ele é uma proteção para o viajante e pode ajudar a evitar despesas não planejadas. Além disso, em muitos lugares a contratação de um seguro viagem é obrigatória para ingressar no país.

Como evitar: Pesquise com antecedência um seguro para sua viagem e lembre-se de verificar se ele tem uma cobertura que atenda às suas necessidades na viagem, ok?

4. Não conversar com o banco

Imagine o seguinte cenário: todas as suas compras são feitas normalmente aqui o Brasil e, de repente, uma transação é feita em outro país. Suspeito, certo? 

Você até pode saber que a compra foi feita por você mesmo na viagem e está tudo dentro do planejado, mas o banco não tem como diferenciar a sua transação de uma possível fraude. Sendo assim, para proteger os clientes, o cartão pode ser cancelado. Por isso, ter uma conversa com o banco antes da viagem é tão importante. Ela é necessária para evitar o cancelamento do seu cartão devido a uma “atividade incomum”. 

Como evitar: Notifique o banco  de sua viagem com pelo menos 48 horas de antecedência, para que ele saiba que é você quem está usando o cartão. Muitas vezes, essa notificação pode ser feita por meio de aplicativo. 

5. Bagagem excessiva

Quem nunca se perguntou “e se eu precisar disso?” enquanto arruma a mala? É normal ficar apreensivo imaginando todos os cenários possíveis, afinal, queremos que a viagem seja a melhor possível, certo? Mas falo com confiança que ter uma bagagem mais leve vale muito a pena. O transporte é mais fácil – e muitas vezes mais barato. Além disso, os “e se” não são tão frequentes quanto a gente gosta de imaginar, e muitos itens nem são usados durante a aventura.  

Como evitar: Coloque em sua mala apenas aquilo que é extremamente importante e que você tem certeza que será usado.

6. A localização da hospedagem

Ficar em um lugar muito afastado é o grande erro de muitos viajantes. O tempo e custo de deslocamento para as principais atrações são dois fatores muito importantes que são afetados pela hospedagem em um bairro muito distante. 

Como evitar: veja onde estão localizados os pontos que você quer visitar e quais bairros são mais recomendados para viajantes. Também confira a questão de transporte no local. Isso poderá servir como guia para encontrar a hospedagem perfeita.

E você, já cometeu algum desses erros? Deixe nos comentários! 

os-6-maiores-erros-cometidos-por-viajantes-pinterest

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!