Blog Dicas

5 passos para planejar uma viagem como um profissional

Por Nicolle Podlasek

Que tal aproveitar o momento para aprender a organizar uma viagem como um profissional? Separamos cinco dicas para você que tem dúvidas sobre como começar.

Organizar uma viagem pode parecer uma tarefa complicada, não é mesmo? Mas listamos aqui 5 passos para você organizar a sua próxima aventura como um profissional e garantir ela seja inesquecível. Confira!

planejar-viagem

Passo 1: defina o objetivo da viagem

A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo quando inicia o planejamento de uma viagem é: “qual é o meu objetivo?”.

A resposta dessa pergunta será o guia do seu planejamento, afinal, ela que irá ajudá-lo a definir quais lugares conhecer, quais atividades realizar etc.

Se você tem como objetivo uma viagem aventureira, por exemplo, irá procurar lugares que tenham mais atividades ao ar livre ou esportivas (trekking, camping, esqui, etc). No entanto, se você procura relaxar, destinos mais tranquilos serão a sua cara.

Passo 2: determine um orçamento

É extremamente importante saber o quanto você tem disponível para investir na sua viagem. O seu orçamento será importante para determinar quais destinos podem entrar no seu planejamento e quantos dias a sua viagem pode durar.

Primeiramente, para ter uma noção se algum lugar cabe no seu orçamento, você pode começar com uma pesquisa superficial de alguns elementos. Os mais importantes, pois costumam pesar mais, são passagem e hospedagem. 

Outros itens importantes que você também deve conferir são: visto (caso, seja necessário), passeios e excursões, comida e transporte.

Aliás, um último detalhe que não pode ser ignorado é a moeda local, pois ela pode deixar a sua viagem mais barata ou cara.

Passo 3: pesquise

Chegou a hora de fazer a pesquisa. Não existe um jeito certo: vale perguntar para amigos e familiares, conversar com pessoas que moram no local, ver guias de viagens ou fazer a boa e velha pesquisa nos buscadores on-line.

Uma dica bem legal é procurar relatos nos blogs de outros viajantes que já visitaram o destino desejado. Cada pessoa tem uma experiência única, mas ler sobre o relato de alguém que já conheceu o lugar pode ajudar na descoberta de informações importantes e até pouco conhecidas. 

A pesquisa de cada um seguirá um caminho, porém algumas coisas importantes a serem verificadas nesse momento são as atividades que você precisa fazer no seu destino, a documentação necessária para entrar no local e o tempo de permanência permitido no país.

Passo 4:  monte um itinerário de viagem

Agora que você tem uma lista de coisas que quer fazer, chegou o momento de organizar um itinerário.

O nível de detalhamento do seu itinerário irá depender de alguns fatores, e um deles é a duração da sua viagem. Se o seu plano é ficar poucos dias em um destino, ter um planejamento detalhado do que fazer irá otimizar o seu tempo e garantir que você realize tudo o que gostaria em sua viagem. 

Porém, se você planeja fazer uma viagem muito extensa, de algumas semanas ou até meses, é importante ter uma lista das coisas que você quer muito fazer e conhecer, mas esse tipo de viagem permite mais flexibilidade para as surpresas que virão no caminho – e posso garantir que elas virão!

O seu perfil de viajante também irá influenciar no seu itinerário. Se você tem um perfil mais organizado, ter um plano detalhado ajudará na experiência completa da sua viagem. No entanto, se você é uma pessoa mais despreocupada, um itinerário mais solto pode ser uma opção para você.

Passo 5: faça suas reservas

Com um plano definido, chegou a hora de reservar alguns itens essenciais. Então, compre a sua passagem e reserve a sua acomodação. Existem muitos buscadores on-line que irão te ajudar nessa tarefa e garantir o melhor preço para você.

Semelhantemente, você também pode reservar tours para a sua aventura, caso você tenha interesse. Aqui na Do Brasil Para o Mundo, por exemplo, você consegue reservar tours para o Deserto do Atacama, Santiago e Patagônia Argentina ainda no Brasil e pagar tudo isso em reais. Legal, não é?

Pronto, agora você está pronto para a sua próxima aventura! Se você quiser mais informações, o nosso blog está recheado de dicas de viagem para a América do Sul. 💚

Tem alguma dúvida ou dica? Deixe nos comentários!

cinco passos para planejar sua viagem como um profissional