Blog Descubra

9 países para brasileiros viajarem sem passaporte

Por Davi Noronha

Não tem passaporte, mas que fazer uma viagem internacional? Veja nesse texto 9 países para brasileiros viajarem sem passaporte.

Viajar para o exterior é o sonho de muitos brasileiros, mas nem todos possuem o passaporte e podem achar que isso é um impeditivo.

Sabemos que o passaporte e o visto, além de custar um certo tempo, também custa dinheiro. Se você já quer planejar a sua viagem, mas sabe que não terá tempo hábil para resolver essas questões, descubra em quais países você pode entrar apenas com a identidade, sem precisar de passaporte.

MERCOSUL

Para início de conversa, precisamos entender o que é o MERCOSUL e como ele pode ajudar a gente a viajar.

O MERCOSUL é um Bloco Econômico constituído por alguns países da América do Sul. Da mesma forma que outros blocos, ele também traz alguns benefícios para os países integrantes. Além de ser benéfico na área da cultura e da educação, eles ainda possuem vantagens na área do turismo. Nessa área, o benefício recebido é o de visitar outros integrantes, usando apenas o RG.

O MERCOSUL é composto por 12 países, incluindo o Brasil. Desses 11 que sobram, a entrada só é restrita em dois deles: Guiana e Suriname.

Os 9 países para brasileiros viajarem sem passaporte

Abaixo deixamos uma listinha com todos os países para onde os brasileiros podem viajar mesmo tendo apenas o RG.

  1. Colômbia (180 dias);
  2. Chile (90 dias);
  3. Uruguai (90 dias);
  4. Paraguai (90 dias);
  5. Equador (90 dias);
  6. Argentina (90 dias);
  7. Peru (90 dias);
  8. Venezuela (60 dias);
  9. Bolívia (30 dias).

Também é importante frisar que o RG precisa estar bem conservado e a foto nele deve ser recente (caso você esteja muito diferente, é possível que não te deixarão entrar).

Dentre esses 9 países, falaremos um pouquinho mais sobre o que é possível conhecer em 3 deles (que estão na lista dos mais buscados pelos brasileiros).

Chile

Como já viram, o tempo máximo de permanência no Chile é de 90 dias e a língua mais falada é o espanhol. A moeda usada por eles é o peso chileno. Você pode visitar lugares como Santiago, capital chilena, e San Pedro do Atacama, local onde fica o deserto mais árido do mundo.

Santiago

Em Santiago, você pode conhecer lugares como o Mercado Central, o Sky Costanera e o Palacio de la Moneda. Além disso, pode fazer passeios inesquecíveis como o Bali Hai (restaurante onde você aprende um pouco da cultura chilena através do show apresentado enquanto aproveita para jantar). Isso sem falar que o Chile concentra excelentes produtores de vinho, então, visitar uma vinícola também é uma ótima oportunidade.

San Pedro do Atacama

Como já dito, o Deserto do Atacama é o mais árido do mundo e essa região possibilita experiências inexplicáveis. Alguns lugares que indicamos que você visite são: o Museu do Meteorito e o Pukara de Quitor. Dentre os passeios, o que mais indicamos é o Geysers del Tatio (que é o maior campo de gêiseres do Hemisfério Sul) e também as Lagunas Altiplânicas e Mirante Piedras Rojas que englobam o que há de mais bonito nessa região.

Argentina

Da mesma forma que no Chile, na Argentina o limite de tempo que você pode ficar sem visto são 90 dias. A língua falada lá é o espanhol e a moeda é o peso argentino. Dois incríveis lugares da Argentina são El Calafate (parte da Patagônia Argentina) e Ushuaia (o fim do mundo).

El Calafate

Caso você passe por El Calafate, não deixe de visitar o Glaciobar (um Bar de Gelo, localizado no Glaciarium) e, se der, experimente o Cordeiro Patagônico. O passeio que recomendamos que você faça é ao Glaciar Perito Moreno (uma enorme massa de gelo com paisagens de tirar o fôlego. Esse lugar é, simplesmente, um presente da natureza).

Ushuaia

Ushuaia é a cidade mais ao sul de todo planeta (conhecida também como Fim do Mundo). Na cidade mais austral, você pode visitar alguns lugares como a Plaza Islas Malvinas (local símbolo da Guerra das Malvinas) e o Glaciar Martial (uma montanha coberta de gelo). Um ótimo passeio que você não pode deixar de fazer é o da Navegação Pinguineira (navegando em um catamarã pelo Canal Beagle, você avistará as Ilhas dos Lobos e Pássaro e a Ilha Martillo – lar de inúmeros pinguins que usam essa ilha como casa durante o período reprodutivo.

Peru

Assim como os outros dois países acima, no Peru, o limite de permanência também é de 90 dias. Também é falado o castelhano no Peru e sua moeda oficial é o novo sol peruano.

Machu Picchu

Machu Picchu é, com toda certeza, uma das maiores atrações do Peru, talvez seja, ainda, uma das maiores da América do Sul (não é á toa que é uma das 7 maravilhas do mundo). Sendo dona de uma arquitetura encastelada e localizada em uma montanha de granito, ela abriga construções incríveis.

Sendo assim, passaporte e visto já não são mais um problema para você fazer a sua primeira (ou próxima) viagem para o exterior, basta escolher um dos países que listamos acima e aproveitar o benefício concedido aos brasileiros para ingressar no país apenas com a identidade.

9 paises para brasileiros viajarem sem passaporte