Blog Dicas

Neve no Chile: o que você precisa saber

Por Nicolle Podlasek

A neve no Chile é um dos fenômenos que mais atrai brasileiros para o país. Confira o que você precisa saber antes de viver essa aventura.

dia ensolarado em estacao de esqui com neve no chile

O Chile é famoso por suas paisagens exuberantes e rica gastronomia. Mas um dos seus maiores atrativos para os brasileiros é, com certeza, a neve!

A apenas algumas horas de distância, o país é uma opção perfeita para quem quer realizar o sonho de ver pessoalmente os flocos de gelo. Para aproveitar ao máximo, deixamos algumas coisas que você precisa saber sobre a temporada de inverno no Chile. Confira!

Quando posso ver neve no Chile?

A neve no Chile ocorre aproximadamente na mesma época dos dias mais frios aqui no Brasil, considerando que os dois países estão localizados no mesmo continente. Em geral, ela inicia entre maio e junho, e dura até setembro. Porém, sempre fique de olho nas temperaturas do país, pois essas datas são apenas estimativas. Por exemplo, caiu neve em abril nos anos de 2016 e 2020, já em 2015, a neve atrasou, e a temporada iniciou apenas em julho.

O que fazer?

É importante começar dizendo que a neve em Santiago é rara. Portanto, caso você pretenda realizar esportes de inverno, precisará subir até a Cordilheira dos Andes.

Se esquiar é a sua prioridade, escolha uma estação de esqui para passar o dia completo. Dessa forma, você irá aproveitar o lugar ao máximo. A vantagem das estações é que elas estão preparadas para receber todos os tipos de aventureiros, desde aqueles que nunca praticaram o esporte até os mais experientes. Ou seja, não precisa ficar com medo de esquiar caso seja iniciante, pois existem aulas específicas para você!

Existem três estações principais mais próximas à Santiago: El Colorado, Valle Nevado e Farellones. Uma estação que é mencionada com menos frequência é Portillo, por ser um pouco mais distante da capital chilena. No entanto, o centro de ski é o mais antigo da América do Sul e talvez um dos mais prestigiados da região. Ele atrai viajantes do mundo todo com sua paisagem magnífica composta por montanhas e a famosa Laguna del Inca.

Caso a sua viagem inclua crianças, o parque Farellones é uma ótima opção, pois ele disponibiliza diversas atividades na neve, como teleférico, tirolesa e o Trineo Bandeja, atividade específica para as crianças, na qual poderão escorregar por pistas de neve em uma espécie de bandeja.

Roupas de inverno: esteja preparado

Quem resolve encarar a neve no Chile pode encontrar temperaturas que chegam a -18 graus! Por isso, é extremamente importante se preparar para encarar o tempo frio. 

Primeiramente, é importante mencionar alguns detalhes muito negligenciados. Não esqueça de usar protetor solar, óculos escuros e protetor labial. Mesmo com a baixa temperatura, o reflexo do sol na neve gera uma claridade que pode prejudicar a visão e queimar a pele. Também não se esqueça de se hidratar muito, por causa da altitude. É comum sentir dores de cabeça e cansaço, então beba muita água.

Para encarar o frio chileno, é importante ter roupas adequadas. Isso significa que elas não precisam apenas ser quentes, mas também impermeáveis. Isso vale para tudo: casacos, calças, botas, luvas – todas impermeáveis.

A recomendação é vestir-se em camadas (3 ou mais!). A primeira camada de roupa é conhecida como segunda pele, e é composta de roupas justas de tecido sintético, que terão a função de manter o corpo aquecido e eliminar o suor. A segunda camada é intermediária, e são roupas de um tecido chamado fleece ou polar. Ele tem a função de reter o calor do corpo. A última camada é composta por agasalhos grossos e impermeáveis. 

Alugar ou comprar? 

Muitos têm dúvida entre alugar ou comprar roupas de inverno, mas não existe uma resposta definitiva. Por isso, você precisa se perguntar se pretende usar aquela roupa em outras ocasiões, se você se importa em utilizar roupas usadas e qual é o seu grau de exigência. Uma opção pode ser alugar primeiro, e, se sentir necessidade, comprar depois.

É importante mencionar que as lojas que alugam roupas fazem o aluguel apenas da última camada, ou seja, a parte impermeável. Por isso, esteja preparado com as duas camadas iniciais, levando do Brasil ou comprando na sua viagem.

Uma dica para quem precisa comprar roupas de frio é visitar os brechós da Calle Bandera, que fica bem no centro. Lá é possível comprar algumas roupas de segunda mão, mas muito bem conservadas (ou até mesmo novas). Há roupas de marcas renomadas e de muito boa qualidade.

Se você quiser mais informações para organizar a sua próxima viagem, nós temos um guia completo para quem sonha em viajar para a Argentina e para o Chile. O nosso blog também está recheado de dicas de viagem para a América do Sul. 💚

Tem alguma dúvida ou dica? Deixe nos comentários!

Salve no Pinterest Neve no Chile: o que você precisa saber

neve no chile o que voce precisa saber

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!