Blog Dicas

Como chegar no Atacama?

Por Juliana Noronha

Está planejando a sua viagem para o Deserto, mas não sabe como chegar no Atacama? Explicamos no detalhe as três prinicpais formas para você.

Qual a melhor forma de chegar no Atacama? Certamente essa dúvida está pairando na sua cabeça caso esteja planejando suas próximas férias para o Deserto mais árido do mundo, certo?

Existem inúmeras formas para chegar, mas que irão depender de como e de onde você virá. De qualquer maneira, iremos listar aqui nesse post as três principais formas para chegar em San Pedro de Atacama:

  • Avião
  • Ônibus
  • Uyuni

Como chegar no Atacama?

Avião

O aeroporto mais próximo do povoado de San Pedro é o Aeroporto El Loa em Calama e esse é o caminho mais escolhido pelos viajantes para chegar.

Saindo do Brasil, você tem duas principais opções:

  • Buscar um voo Brasil x Calama direto
  • Buscar um voo Brasil x Santiago e depois Santiago x Calama

Vale a pena pesquisar ambas opções pra saber qual apresenta o melhor preço no momento. Das companhias que fazem o trecho Santiago x Calama, deixamos aqui três opções

As duas últimas são low cost e podem apresentar preços mais em conta, em especial, para quem não precisa despachar bagagem. Vale lembrar que recentemente a Sky Airline começou a operar em trechos no Brasil também.

Obs.: Após chegar em Calama, você ainda terá 100 km a serem percorridos até San Pedro. A forma mais prática de seguir viagem é contratando um serviço de transfer que você pode contratar através do nosso site. Assim, no momento da chegada, te esperaremos com uma placa na área de desembarque e te levaremos até o seu hotel. Na hora da volta, o transfer passará na sua hospedagem, via de regra, três horas antes do voo.

Dica: Independente de onde você estiver sentado no avião, conseguirá ver a Cordilheira, afinal, estamos falando de milhares de quilômetros de uma imensa cadeia de montanhas. No entanto, os melhores lugares estão no lado esquerdo de quem vai para Santiago e no direito de quem volta para o Brasil.

Ônibus

Não é a forma mais prática, mas também é possível chegar no Atacama vindo de ônibus. Principalmente, se você tiver bastante tempo para ir conhecendo as cidades no caminho.

Partindo de Santiago, uma das únicas empresas de ônibus que realizam esse trecho até San Pedro de Atacama é a Turbus. A maioria encerra a viagem em Calama e, de lá, você terá que pegar um outro ônibus.

Em uma viagem direto, saindo de Santiago, você vai demorar aproximadamente 24h para chegar no Atacama. Uma senhora viagem, não é mesmo?

E apesar do longo trecho de viagem, para quem escolhe a opção Semi Cama (a mais barata) não conta com serviço de bordo.

Geralmente, temos a ideia de que uma viagem de ônibus sai mais barato do que uma de avião, certo? Errado. Antes de comprar a sua passagem, faça uma pesquisa nas companhias aéreas que citamos acima e bem possivelmente encontrará preços tão bons ou mais baratos.

Dica: se você por algum motivo quer fazer esse trajeto de ônibus, avalie ao menos a possibilidade de conhecer Bahia Inglesa e/ou La Serena.

Uyuni

Uma outra opção, também muito válida, é chegar em San Pedro de Atacama através do tour do Salar de Uyuni.

Essa é uma opção mais utilizada por viajantes que estão fazendo mochilão por alguns países da América do Sul e começam a viagem pelo Peru descendo até a Bolívia.

Como esses dois lugares fazem fronteira, muitos viajantes escolhem começar a sua viagem pela Bolívia e descer até mais ao Sul do país para seguir viagem ao Chile.

E para não “perder tempo” apenas indo de ônibus, a melhor opção é contratar o tour da travessia do Salar de Uyuni que dura, via de regra, 3 dias e ao final te deixa no centro de San Pedro de Atacama.

O legal de contratar a travessia é que você irá conhecer uma das paisagens mais lindas e impressionantes do mundo, além do famoso Deserto de Sal.

Dica: o tour de travessia pelo Salar de Uyuni é um tour normalmente rústico por assim dizer. As hospedagens e refeições são bem simples, uma vez que você passará por lugares praticamente inóspitos. Por isso, se esse não for o estilo da sua viagem, busque uma opção com um serviço mais personalizado.

Essas são as três principais formas de chegar no Atacama, mas como dissemos anteriormente, existem inúmeras outras possibilidades.

Se ainda restar alguma dúvida, entre em contato conosco através do nosso email: contato@dobrasilparaomundo.com que teremos prazer em te ajudar.

E se você já decidiu qual meio de transporte e já tem as datas certinhas de chegada e partida no Atacama, chegou a hora de contratar os passeios!

Acesse o nosso site: https://www.dobrasilparaomundo.com/ e conheça todos os principais passeios do Atacama. Vendemos todos os passeios regulares em até 6x no cartão sem juros e sem IOF ou com 10% de desconto nos pagamentos por transferência bancária.

Um abraço,
Ju e Yu

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!