Blog Notícias

Países com fronteiras abertas para o Brasil e os brasileiros na América do Sul

Por Yuri Lopes

Reunimos aqui um resumo dos países que já estão com as fronteiras abertas para o Brasil na América do Sul ou o planejam fazer em breve.

A pandemia da COVID-19, após tantos meses de perdas e sofrimento, começa a arrefecer graças à vacinação em massa, abrindo espaço para a esperança de voltarmos a viajar como sempre gostamos e de termos uma rotina normal como antes (ainda que com algumas adaptações).

Somente no Brasil, 2 em cada 3 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina e 40% da população já está completamente imunizada, seja com a segunda dose ou com uma vacina de dose única.

Com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, ainda que tardio em muitos casos, começam lentamente a se abrir as fronteiras para os viajantes, em especial, os brasileiros.

Nesse post, trazemos um breve resumo dos países que já estão com as fronteiras abertas para o Brasil ou o planejam fazer em breve, com destaque especial aos nossos vizinhos mais próximos.

Então, caso ainda não tenha se vacinado, vacine-se, prepare sua máscara, siga as recomendações e comece já a planejar sua próxima viagem após tanto tempo de espera!

Fronteiras abertas para o Brasil no Chile

O Chile anunciou ontem a reabertura de suas fronteiras para os viajantes brasileiros sem a necessidade de realização de quarentena obrigatória para o dia 1º de novembro. Desde 1º de outubro, é possível entrar no país, mas até novembro é obrigatória a realização de quarentena.

Para se enquadrar nos requisitos e não precisar fazer isolamento em Santiago, será necessário apresentar teste RT-PCR negativo realizado até 72h antes da viagem e realizar mais um com resultado negativo ao desembarcar no país.

O viajante brasileiro também deverá ter o documento Pase de Movilidad, que pode ser emitido em mevacuno.gob.cl, comprovando a vacinação completa e preencher declaração jurada no site c19.cl até 48 horas antes de viajar.

Por fim, é necessário possuir um seguro viagem que cubra Covid-19 e possua cobertura mínima de 30 mil dólares.

Fronteiras abertas para o Brasil na Argentina

A Argentina reabriu suas fronteiras para os viajantes brasileiros em 1º de outubro.

Para não precisar fazer isolamento ao desembarcar na Argentina, os turistas brasileiros precisam ter completado vacinação há pelo menos 14 dias, além de apresentar teste RT-PCR negativo realizado até 72h da viagem.

Além disso, o viajante brasileiro na Argentina deverá realizar um teste de antígenos na chegada ao país e outro RT-PCR entre 5 e 7 dias depois.

Por fim, só se enquadrarão nesses casos nesse primeiro mês de reabertura quem tiver passado apenas por Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai ou Uruguai nos 14 dias que antecedem a viagem.

Também é necessário preencher o formulário Declaracion Jurada Electronica para el ingreso al Territorio Nacional.

Fronteiras abertas para o Brasil no Peru

O Peru está com as fronteiras abertas para os viajantes brasileiros desde 6 de setembro. Deve-se apresentar teste RT-PCR negativo realizado até 72h antes da viagem e preencher o formulário Declaración Jurada de Salud y Autorización de Geolocalización também em até 72h antes do embarque.

Outros países com fronteiras abertas para brasileiros na América do Sul

Outros países sul-americanos também já anunciaram a reabertura de suas fronteiras para viajantes brasileiros. São eles:

  • Bolívia: o país andino está com as fronteiras terrestres fechadas para o Brasil, mas permite que os viajantes brasileiros entrem de avião. A Bolívia ainda exige quarentena de dez dias para viajantes, além da apresentação de RT-PCR negativo, preenchimento de declaração jurada e seguro viagem com cobertura para Covid-19.
  • Colômbia: o país não exige RT-PCR negativo e nem vacinação para a entrada de brasileiros, bastando preencher o formulário Check Mig.
  • Equador: um dos dois países que não possuem fronteiras terrestres com o Brasil, o Equador recebe estrangeiros exigindo apenas RT-PCR negativo realizado até 72h do embarque ou certificado de vacinação completa até 14 dias antes, além do preenchimento de uma declaração de saúde. Entretanto, os viajantes serão avaliados ao chegar e estão sujeitos a uma quarentena de 10 dias.
  • Paraguai: é possível entrar no país sem quarentena desde que seja apresentado certificado de vacinação completa há, pelo menos, 14 dias e realizado teste com resultado negativo até 72h antes do embarque.
  • Uruguai: o país anunciou a reabertura de suas fronteiras para viajantes internacionais totalmente vacinados a partir de 1º de novembro e também exigirá a apresentação de um exame RT-PCR negativo realizado até 72h do embarque.

Agora que você já está completamente vacinado, seguindo as recomendações e sabe os requisitos de cada país, conte com a Do Brasil Para o Mundo para planejar sua próxima viagem com toda a segurança e suporte que você precisa nesses tempos de incerteza.

Temos políticas de cancelamento e reagendamento superflexíveis e operamos seguindo as melhores recomendações. Conheça nossos destinos e passeios ou entre em contato conosco para o acompanhamento de um especialista.

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!