Blog Descubra

4 motivos para conhecer o Glaciar Perito Moreno (com imagens)

Por Nicolle Podlasek

Se você ainda não está convencido de que precisa conhecer um dos glaciares mais importantes do mundo, confira 4 motivos para realizar essa aventura!

O Glaciar Perito Moreno compõe um dos cenários mais impressionantes da Argentina. Localizada num canto remoto da Patagônia, a geleira tem cerca de 250 km² de superfície, sendo um pouco maior que a capital do país, Buenos Aires. Ela foi batizada em homenagem a Francisco Moreno, geógrafo argentino, e está localizada no Parque Nacional los Glaciares, que fica a 80km de distância da cidade de El Calafate, onde estão famosos glaciares como Spegazzini, Upsala e Onelli. 

Vista do Glaciar Perito Moreno, no Parque Los Glaciares

Considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo, o glaciar desafia o aquecimento global, sendo um dos poucos que não está diminuindo. O lugar é um espetáculo, e você não pode deixar de incluir o glaciar no seu roteiro. Não acredita? Deixamos 4 motivos que com certeza irão convencer você. Dá uma olhada!

1. A vista

Casal observando o gelo na passarela do Parque Los Glaciares

Quem já visitou o Perito Moreno deve concordar que é um passeio emocionante. Algo que chama muito a atenção de quem visita a geleira é a sua cor azulada. Como o gelo do Perito Moreno é muito compacto, sem bolhas de ar, ele absorve os espectros da luz branca, exceto a onda azul, que é refletida. Isso resulta no inconfundível tom do gelo. 

A vista das passarelas é linda, e a estrutura é excelente. Se quiser ter uma perspectiva única sobre o lugar, você pode fazer um passeio de barco, que leva os turistas um pouco mais próximos das paredes de gelo, fornecendo uma ideia melhor da grandiosidade da geleira.

Para ter acesso a essa vista, é preferível conhecer o local na alta temporada, entre outubro e abril, quando as condições climáticas estão melhores.

2. Um passeio para todos

Pessoas observando o Glaciar Perito Moreno das passarelas

A visita ao glaciar Perito Moreno é bem democrática, e irá agradar a maioria dos viajantes. Além da linda vista, o parque Los Glaciares é de fácil acesso por estrada, e, para observar o glaciar, não é necessário fazer longas caminhadas. 


O parque tem uma excelente estrutura, com passarelas metálicas circundando todo o glaciar, que permitem a aproximação da geleira com segurança, inclusive para pessoas idosas. As passarelas que dão acesso aos mirantes têm rampas e um elevador, sendo acessível para cadeirantes, e os passeios nelas podem ser feitos por pessoas de qualquer idade.

3. Desprendimento do gelo

Ruptura de gelo no na geleira Perito Moreno
Geleira Perito Moreno em seu incrível processo de ruptura

O desprendimento de gelo no Glaciar Perito Moreno é um dos fenômenos naturais mais imponentes do mundo, e assistir o gelo se desprender é uma experiência que todos deveriam viver um dia. 

As rupturas menores no Perito Moreno acontecem quase que diariamente. Já as grandes rupturas acontecem com menos frequência. O fenômeno ocorre quando gelo e montanha se unem, e a água do afluente é bloqueada. Isso gera uma grande pressão por baixo da geleira, que destrói a barragem e a ponte de gelo desaba. Quando os imensos blocos de gelo atingem a água, o silêncio é substituído por um estrondo que lembra uma explosão. A última grande ruptura foi em 2018, e não teve testemunhas. Isso porque o parque estava fechado no momento em que ela aconteceu.

4. Aventura

Como vimos acima, podemos apreciar a vista das passarelas ou fazendo um passeio de barco. Mas existe uma terceira opção para quem quer explorar o lugar: o trekking. Existem duas opções:

Mini Trekking

Grupo de pessoas fazendo o Mini trekking no Parque Los Glaciares, Argentina
Mini trekking no Glaciar Perito Moreno

A primeira é o Mini Trekking. Ele é uma opção mais tranquila para explorar a imensidão de gelo e não exige tanto fisicamente dos viajantes. Neste passeio, que dura em torno de 1h30, os participantes podem caminhar sobre a geleira, passando por incríveis rupturas, sumidouros e pequenos rios.

Lembra que falamos que o passeio é bem democrático? Pois é, o Mini Trekking pode ser feito por qualquer pessoa sem problemas de mobilidade ou doenças cardiovasculares, enfisema, asma, cirurgias recentes e vertigem, inclusive pode ser feito por crianças maiores de 10 anos. Mas é sempre bom lembrar que, se você tem alguma condição médica ou está grávida, é importante conversar com o seu médico previamente.

Big Ice Trekking

Pessoas fazendo o Big Ice Trekking, Argentina
Big Ice Trekking no Glaciar Perito Moreno

Já o Big Ice Trekking é para aqueles que querem levar a aventura para outro nível. Com uma duração de aproximadamente 3h30, o Big Ice leva os viajantes para desbravar pontos mais distantes do Glaciar Perito Moreno, indo de encontro a paisagens incrivelmente diferentes. Os participantes entram profundamente no glaciar, passando por inacreditáveis lagoas azuis, fendas profundas, drenos e cavernas surpreendentes em uma área ainda não muito explorada e de tirar o fôlego. Com um nível de exigência alto, ele não é recomendado para menores de 18 anos e maiores de 50 anos, grávidas, pessoas com sobrepeso, com condições cardíacas especiais, doenças respiratórias, lesões nas articulações, problemas de equilíbrio e incapacidade motora.

Independente da escolha, é preciso navegar do Porto “Bajo las Sombras” até a margem oposta do Brazo Rico, o que dura aproximadamente 20 minutos. Neste momento, os viajantes passam bem ao lado das paredes do glaciar – uma cena impressionante. Após desembarcar, inicia-se uma caminhada até o ponto de entrada no Glaciar, onde o equipamento é colocado.

No final de toda excursão, os guias servem a tradicional dose de whisky com gelo tirado diretamente da geleira. Legal, né?

Chegou a sua hora de planejar

Depois disso, deu vontade de conhecer o glaciar, né? Então, que tal começar o seu planejamento? Para te ajudar nessa aventura, elaboramos uma planilha supercompleta para você organizar o seu orçamento e começar a se preparar.

Nesse arquivo, você pode organizar as suas despesas por categoria, gerenciar as contas pagas e ter tudo convertido para Real. Acesse gratuitamente e comece a planejar a sua viagem hoje mesmo!

Salve no Pinterest 4 motivos para conhecer o Glaciar Perito Moreno (com imagens)

pinterest


Baixe grátis - Planilha de Planejamento de Viagem

Planejando viajar? Criamos uma planilha supercompleta para você se planejar!

Baixe agora