Se você ainda não está convencido de que precisa conhecer um dos glaciares mais importantes do mundo, confira 4 motivos para realizar essa aventura!
O Glaciar Perito Moreno compõe um dos cenários mais impressionantes da Argentina. Localizada num canto remoto da Patagônia, a geleira tem cerca de 250 km² de superfície, sendo um pouco maior que a capital do país, Buenos Aires. Ela foi batizada em homenagem a Francisco Moreno, geógrafo argentino, e está localizada no Parque Nacional los Glaciares, que fica a 80km de distância da cidade de El Calafate, onde estão famosos glaciares como Spegazzini, Upsala e Onelli.
Considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo, o glaciar desafia o aquecimento global, sendo um dos poucos que não está diminuindo. O lugar é um espetáculo, e você não pode deixar de incluir o glaciar no seu roteiro. Não acredita? Deixamos 4 motivos que com certeza irão convencer você. Dá uma olhada!
1. A vista
Quem já visitou o Perito Moreno deve concordar que é um passeio emocionante. Algo que chama muito a atenção de quem visita a geleira é a sua cor azulada. Como o gelo do Perito Moreno é muito compacto, sem bolhas de ar, ele absorve os espectros da luz branca, exceto a onda azul, que é refletida. Isso resulta no inconfundível tom do gelo.
A vista das passarelas é linda, e a estrutura é excelente. Se quiser ter uma perspectiva única sobre o lugar, você pode fazer um passeio de barco, que leva os turistas um pouco mais próximos das paredes de gelo, fornecendo uma ideia melhor da grandiosidade da geleira.
Para ter acesso a essa vista, é preferível conhecer o local na alta temporada, entre outubro e abril, quando as condições climáticas estão melhores.
2. Um passeio para todos
A visita ao glaciar Perito Moreno é bem democrática, e irá agradar a maioria dos viajantes. Além da linda vista, o parque Los Glaciares é de fácil acesso por estrada, e, para observar o glaciar, não é necessário fazer longas caminhadas.
O parque tem uma excelente estrutura, com passarelas metálicas circundando todo o glaciar, que permitem a aproximação da geleira com segurança, inclusive para pessoas idosas. As passarelas que dão acesso aos mirantes têm rampas e um elevador, sendo acessível para cadeirantes, e os passeios nelas podem ser feitos por pessoas de qualquer idade.
3. Desprendimento do gelo
O desprendimento de gelo no Glaciar Perito Moreno é um dos fenômenos naturais mais imponentes do mundo, e assistir o gelo se desprender é uma experiência que todos deveriam viver um dia.
As rupturas menores no Perito Moreno acontecem quase que diariamente. Já as grandes rupturas acontecem com menos frequência. O fenômeno ocorre quando gelo e montanha se unem, e a água do afluente é bloqueada. Isso gera uma grande pressão por baixo da geleira, que destrói a barragem e a ponte de gelo desaba. Quando os imensos blocos de gelo atingem a água, o silêncio é substituído por um estrondo que lembra uma explosão. A última grande ruptura foi em 2018, e não teve testemunhas. Isso porque o parque estava fechado no momento em que ela aconteceu.
4. Aventura
Como vimos acima, podemos apreciar a vista das passarelas ou fazendo um passeio de barco. Mas existe uma terceira opção para quem quer explorar o lugar: o trekking. Existem duas opções:
Mini Trekking
A primeira é o Mini Trekking. Ele é uma opção mais tranquila para explorar a imensidão de gelo e não exige tanto fisicamente dos viajantes. Neste passeio, que dura em torno de 1h30, os participantes podem caminhar sobre a geleira, passando por incríveis rupturas, sumidouros e pequenos rios.
Lembra que falamos que o passeio é bem democrático? Pois é, o Mini Trekking pode ser feito por qualquer pessoa sem problemas de mobilidade ou doenças cardiovasculares, enfisema, asma, cirurgias recentes e vertigem, inclusive pode ser feito por crianças maiores de 10 anos. Mas é sempre bom lembrar que, se você tem alguma condição médica ou está grávida, é importante conversar com o seu médico previamente.
Big Ice Trekking
Já o Big Ice Trekking é para aqueles que querem levar a aventura para outro nível. Com uma duração de aproximadamente 3h30, o Big Ice leva os viajantes para desbravar pontos mais distantes do Glaciar Perito Moreno, indo de encontro a paisagens incrivelmente diferentes. Os participantes entram profundamente no glaciar, passando por inacreditáveis lagoas azuis, fendas profundas, drenos e cavernas surpreendentes em uma área ainda não muito explorada e de tirar o fôlego. Com um nível de exigência alto, ele não é recomendado para menores de 18 anos e maiores de 50 anos, grávidas, pessoas com sobrepeso, com condições cardíacas especiais, doenças respiratórias, lesões nas articulações, problemas de equilíbrio e incapacidade motora.
Independente da escolha, é preciso navegar do Porto “Bajo las Sombras” até a margem oposta do Brazo Rico, o que dura aproximadamente 20 minutos. Neste momento, os viajantes passam bem ao lado das paredes do glaciar – uma cena impressionante. Após desembarcar, inicia-se uma caminhada até o ponto de entrada no Glaciar, onde o equipamento é colocado.
No final de toda excursão, os guias servem a tradicional dose de whisky com gelo tirado diretamente da geleira. Legal, né?
Chegou a sua hora de planejar
Depois disso, deu vontade de conhecer o glaciar, né? Então, que tal começar o seu planejamento? Para te ajudar nessa aventura, elaboramos uma planilha supercompleta para você organizar o seu orçamento e começar a se preparar.
Nesse arquivo, você pode organizar as suas despesas por categoria, gerenciar as contas pagas e ter tudo convertido para Real. Acesse gratuitamente e comece a planejar a sua viagem hoje mesmo!
Salve no Pinterest 4 motivos para conhecer o Glaciar Perito Moreno (com imagens)