Blog Planejamento

Feriados irrenunciáveis no Chile: Fiestas Patrias e outros

Por Davi Noronha

Quer saber um pouco mais sobre os feriados irrenunciáveis no Chile? Então venha conosco conhecer essas datas que podem gerar alguns contratempos para os turistas sem um planejamento.

A existência dos mais diversificados feriados ao redor do mundo não é nenhuma novidade. Entretanto, no Chile, existem os chamados feriados irrenunciáveis, e, se quiser saber um pouco mais sobre, embarque conosco nessa viagem.

O que são feriados irrenunciáveis? E para que eles servem?

Os feriados irrenunciáveis no Chile são feriados onde, praticamente, nenhum estabelecimento abre. Não é possível falar com toda certeza quais estabelecimentos não abrirão, porém, se tiver funcionários trabalhando, o dono poderá pagar uma multa.

Essa lei (Lei 19.973) não se aplica ao fato de loja abrir em si, mas, sim, ao fato dos funcionários estarem trabalhando, ou seja, se for uma loja sem funcionários, onde o próprio dono atende, ela poderá abrir.

Os feriados servem para dar um “descanso” (mais que merecido) para os trabalhadores. No entanto, pode acabar “atrapalhando” um pouco o planejamento dos turistas rs. Por esse motivo, sempre recomendamos que, enquanto estiver planejando sua viagem, tire um tempinho para ver se não colidirá com nenhum feriado irrenunciável.

Vale ressaltar que esses feriados são facultativos para comércios que geram entretenimento a exemplo de restaurantes, cinemas e casas noturnas. No entanto, é bem comum que os mesmos também permaneçam fechados. Além disso, o feriado não se aplica aos comércios de serviço de urgência como posto de gasolina e farmácias.

Vale lembrar, que esse controle existe mais nas regiões metropolitanas. As cidades menores e turísticas como San Pedro de Atacama, por exemplo, costumam funcionar com um pouco menos de restrições nesse período.

Principais feriados irrenunciáveis no Chile

O país andino conta com alguns feriados irrenunciáveis, entretanto, os principais deles são no dia 18 e 19 de setembro, respectivamnte, dia da Independência Chilena e Dia da Glória do Exército. Esse feriado também é conhecido como Fiestas Patrias.

Além dele, alguns outro feriados irrenunciáveis são:

  • Ano Novo (Año Nuevo) ,1 de janeiro;
  • Dia dos Trabalhadores (Dia del trabajadores) ,1 de maio;
  • Natal (Navidad) ,25 de dezembro.

Fiestas Patrias

As fiestas patrias são, talvez, o feriado irrenunciável mais amado dos chilenos. Elas “lembram” um pouco a nossa festa junina.

Nessa festa você perceberá que as ruas ficam bastante enfeitadas. Poderá avistar grupos de pessoas vestindo roupas e comendo comidas típicas. Além de ver danças, músicas e costumes chilenos.

Caso um de seus interesses seja conhecer um pouco da cultura local, recomendamos que planeje sua viagem para esse período. Não há nada melhor do que viver com eles essa data tão específica e que ele gostam muito.

Inclusive, se você estiver buscando o que fazer durante esse feriado, a principal recomendação é: conhecer as Fiestas Pátrias com todas suas cores, comidas e danças. Será uma verdadeira imersão na cultura local e, possivelmente, você se sentirá um verdadeiro chileno.

Recomendações para quem colidirá sua viagem com os feriados irrenunciáveis

Bom, para finalizar, temos algumas recomendações para você que estará no Chile durante um de seus feriados irrenunciáveis. Veja abaixo:

  • Vá ao supermercado no dia anterior, porém, pesquise antes, pois, até mesmo na véspera, têm alguns estabelecimentos que não abrem;
  • Tenha cuidado para não acabar ficando no hotel sem fazer nada. Planeje com antecedência alguma forma de aproveitar esses feriados;
  • Se você tiver interesse em fazer algum passeio nesse dia, verifique com antecedência se sua agência estará trabalhando;
  • Se seu hotel não tiver serviços de alimentação, procure saber com eles algum restaurante que esteja aberto nesse dia.
  • E, claro, lembre de trocar dinheiro antes, para não passar nenhum perrengue com as casas de câmbio fechadas.

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!