Blog Dicas

7 dicas para quem está começando a viajar

Por Nicolle Podlasek

Se você nunca viajou, deixamos 7 dicas imperdíveis que vão te ajudar bastante. Confira

7 dicas para quem esta comecando a viajar

Todos os dias recebemos mensagens de novos viajantes animados para desbravar o mundo. Juntamente com a animação, existe um pouco de incerteza, questionamento e até medo. No entanto, quando se trata de viagem, não existem erros, apenas aprendizados. Se você você está começando a pensar em conhecer o mundo agora, algumas situações podem ser evitadas – ou encorajadas – desde agora. Então, aqui estão 7 dicas para quem está começando a viajar.

1. Menos é mais

Viajar é emocionante, e incluir o máximo de atividades dentro de uma viagem pode parecer algo óbvio a se fazer, ainda mais se você tem pouca disponibilidade para viajar, não é mesmo? 

Apesar de divertida, a prática pode ser um pouco cansativa, e você pode não aproveitar a sua viagem da forma que esperava. Por isso, não se preocupe com quantas cidades você visitou, quantos passeios você realizou ou quantos eventos você participou. Escolha aquilo que você mais tem vontade e aproveite ao máximo!

2. Siga seu ritmo

Como já falamos, o planejamento de uma viagem é uma etapa muito importante. Ele será o seu guia na sua aventura. 

Mas, dito isso, ele é apenas um guia para a aventura real. A viagem será incrível se você seguir o seu ritmo, escutar a sua intuição e se abrir para oportunidades que você só vai encontrar chegando no seu destino. 

No fim, você é quem decide como irá aproveitar a sua viagem.

3. Leve o essencial

Existe uma citação famosa que é a mais pura verdade:

“Quando se preparar para viajar, separe toda a sua roupa e todo o seu dinheiro. Leve metade das roupas e o dobro do dinheiro” – Susan Heller

Eu sei que é tentador levar muitos itens, porque podem parecer importantes em casos de emergência. Mas, eu falo sério quando digo que você não vai precisar. Levar o essencial deixa a viagem leve e dá espaço para trazer coisas novas, se você quiser.

Além disso, ao viajar somente com a bagagem de mão, você ainda consegue economizar por não precisar despachar a mala.

4. Se prepare financeiramente

Aproveitando o assunto, vamos falar sobre a importância do dinheiro.

Viajar não é tão caro quanto muitas pessoas pensam, mas você ainda precisa criar um orçamento que atenda às suas necessidades. O segredo para viagens de longo prazo é a gestão inteligente do dinheiro. Então, fica a dica: leve um pouco a mais do que você precisa. Isso será uma proteção para emergências e liberdade para espontaneidade.

5. Faça perguntas

Ninguém melhor para conhecer o destino do que os moradores, certo? Então, não fique acanhado e faça perguntas – qual restaurante conhecer? Existe alguma loja local que eu deva visitar? O que você mais gosta na sua cidade que eu deveria ver? Pode parecer algo básico, mas esse pequeno gesto pode agregar, e muito, na sua experiência!

6. A internet é uma grande aliada

Quando se está viajando, principalmente em um orçamento apertado, muitos gastos são cortados da lista, e geralmente internet no celular é um deles. Hoje em dia, muito estabelecimentos têm wi-fi gratuito, então não pagar para ter o serviço, muitas vezes, parece algo sensato.

Mas te digo que adquirir um chip que forneça acesso à internet será de grande ajuda pois pode te salvar em casos de emergência. Ter acesso à internet significa que você pode ajudar na procura de rotas de forma rápida, fazer reservas e entrar em contato com outras pessoas. Enfim, se você tem condições, inclua o serviço na sua viagem. Já me salvou algumas vezes!

7. Não precisa ter medo

Particularmente, eu tinha muito medo de viajar por ser muito tímida. Já conheci pessoas com medo de não saberem lidar com imprevistos e aquelas simplesmente com medo do desconhecido.

A parte boa é que você é capaz de passar por isso, e a estrada é cheia de pessoas dispostas a te ajudar. A parte mais difícil é tomar a decisão de ir. O que vem depois é só aprendizado.

Pronto, você já está preparado para dar o primeiro passo na sua jornada. Agora confira 5 experiências imperdíveis para inspirar a sua próxima viagem após a pandemia

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!