Blog Dicas

7 coisas de viagens para fazer enquanto está em casa

Por Nicolle Podlasek

Ama viajar? Conheça abaixo algumas opções relacionadas a viagens que você pode fazer em casa hoje mesmo!

7 coisas relacionadas a viagens que podem ser feitas de casa

Em 2020, nós vimos a nossa vida mudar de forma drástica. Fronteiras foram fechadas, voos foram cancelados, pontos turísticos, que antes estavam sempre cheios, hoje estão vazios. Fazer essa pausa pensando no bem de todos é de extrema importância, mas entendemos que esse cenário deixou muita saudade no coração dos amantes de viagens.

Por isso, eu trago boas notícias: existem muitas atividades que você pode fazer agora, dentro de casa, relacionadas a viagens, sabia? Isso mesmo! Esse post aqui é para acalmar a sensação de wanderlust dentro de você e dar 7 ideias que podem ser feitas hoje mesmo. Confira!

7 coisas de viagens para fazer em casa

1. Faça uma lista dos sonhos

2. Comece a acumular pontos 

3. Faça um tour virtual

4. Aprenda uma língua

5. Organize suas fotos de viagens passadas

6. Planeje sua próxima viagem

7. Destralhe

1. Faça uma lista dos sonhos

Em tempos como esse, as atividades que nos deixam inspirados e mais positivos são muito bem-vindas. Uma delas é criar uma lista de lugares dos sonhos para visitar – ou atualizar a sua, caso ela já exista. Ela pode conter, além dos lugares, coisas que você deseja fazer ou ver na sua vida. Isso pode ser um grande momento de autoconhecimento!

Precisa de inspiração? Clique aqui!

2. Comece a acumular pontos 

Uma das formas de adquirir passagens é por meio de pontos do cartão de crédito. Muitas operadoras oferecem pontos por dólar gasto como forma de prestigiar os clientes. Dessa forma, para quem utiliza a ferramenta com frequência, adquirir um cartão de crédito que dê pontos pode ser uma grande vantagem!

Antes de adquirir um cartão, faça uma boa pesquisa, pois cada operadora tem sua própria conduta em relação aos custos do benefício. Portanto, veja se existe alguma oferta que faça sentido para o seu cenário e aproveite as milhas. 

3. Faça um tour virtual

Muitas das atrações turísticas mais movimentadas do mundo estão fechadas, mas você ainda pode explorar alguns lugares incríveis no conforto da sua própria casa por meio de tours virtuais. Algumas maneiras pelas quais você pode viajar são:

Buenos Aires, Argentina: Buenos Aires é uma cidade incrível, e visitá-la é o sonho de muitos nós. A boa notícia é que é possível conhecer a cidade virtualmente, desde o Obelisco, até os artistas de rua. 

Observatórios Astronômicos, Chile: A distância dos centros urbanos e as condições climáticas tornam o céu no norte do Chile um dos melhores lugares do mundo para observações astronômicas. Além disso, a região tem cerca de 40% de toda a infraestrutura para a observação astronômica do mundo, acredita? 

A parte mais incrível é que você pode dar um passeio por alguns dos mais renomados observatórios astronômicos do planeta aqui!

A beleza do Chile em 360º: O Chile tem algumas das paisagens mais sensacionais do mundo. E, para compartilhar isso com todos, a entidade de turismo do Chile criou um aplicativo com as melhores imagens e vídeos 360° do país. 

Destaques: muitos influenciadores viajantes deixam nos destaques do Instagram alguns de seus melhores momentos. É uma ótima fonte de conteúdo e inspiração! 

4. Aprenda uma língua

Podemos concordar que falar o idioma local sempre aprimora muito a experiência de viagem. 

Você não precisa virar fluente na língua, mas aproveite esse tempo em casa para aprender algumas frases importantes, como pedir informações, saudações, elogios etc. Assim, quando as viagens voltarem, você estará pronto para mostrar as suas novas habilidades!

Hoje existem várias formas de aprender a língua, tanto grátis como pagas. Você pode ver aulas no YouTube, contratar um professor on-line ou até usar um aplicativo, como o Duolingo. O importante é começar!

5. Organize suas fotos de viagens passadas

As câmeras dos celulares vieram para facilitar – e muito – a fotografia nas viagens. Hoje ninguém mais lembra como é ter um limite de fotos, ou como não é ter a facilidade de ter aplicativos para editar as imagens à vontade. Porém, muito provavelmente, você ou alguém que você conhece tem milhões de fotos estocadas no celular ou em alguma pasta misteriosa no computador. Então, agora é a hora de organizar essas memórias. A experiência pode ser divertida e muito nostálgica!

Primeiramente, dê uma olhada no que está guardado e apague fotos repetidas. Você pode, inclusive, criar um sistema de organização. Não precisa ser nada muito complexo, mas separe as fotos por local, data ou outra categoria que você ache necessária. Outra dica é padronizar o nome dos arquivos, para ser mais fácil localizar as fotos depois.

Enfim, guarde os arquivos em um lugar seguro, de preferência na nuvem, para que você não corra o risco de perder as imagens.

6. Planeje sua próxima viagem

Sabemos que não é possível viajar fisicamente no momento, mas ainda podemos sonhar com as próximas aventuras. Agora que você tem uma lista de viagens dos sonhos, sugerido no item 1, chegou o momento de planejar!

Aproveite esse período de inatividade para planejar a próxima aventura dos sonhos, mesmo que você não consiga realizar esses planos tão cedo, pois fazer essa pesquisa será muito inspirador. Se você tem dúvidas por onde começar, já deixamos aqui no blog algumas dicas de como planejar uma viagem.

7. Destralhe

Qual foi a última vez que você fez um destralhe? Pois é! Agora é o momento ideal para fazer uma limpeza nas suas coisas, principalmente nos seus itens de viagens. 

Antes de mais nada, avalie o que você tem em casa – malas, sacos de dormir, barracas, sapatos para caminhada etc. Pense no que realmente utiliza e que faz a diferença para você. Se você não usa mais, separe para ser doado, vendido ou descartado, dependendo da condição do item. Depois, limpe tudo aquilo que você escolheu manter e deixe pronto para ser usado. Caso você sinta que há itens faltando, aproveite para criar uma lista para comprar no momento certo.

Certamente esse processo com certeza vai dar mais clareza para o que é importante e relevante para você. Além disso, este passo torna a preparação para a próxima viagem mais tranquila, e organizar a mala será tarefa fácil!

7 coisas relacionadas a viagens que podem ser feitas de casa

Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários!