Blog Descubra

5 passeios imperdíveis no Atacama

Por Davi Noronha

Você está viajando para o Atacama e quer saber um pouco sobre os principais passeios? Então leia esse texto e saiba 5 passeios imperdíveis no Atacama.

Quando viajamos para um local, principalmente se temos pouco tempo, tentamos otimizar ao máximo o que temos para conhecer, não é verdade?

Muitas vezes somos obrigados a abrir mão de algum passeio por falta de tempo, ou mesmo por ter um orçamento mais limitado.

Por isso, nesse texto separamos os 5 passeios imperdíveis no Atacama. Ou seja, são os passeios que, segundo a nossa opinião, precisam constar no seu roteiro.

Os passeios que separamos são:

  • Geysers del Tatio;
  • Valle de la Luna;
  • Lagunas Altiplánicas y Mirador Piedras Rojas;
  • Lagunas Escondidas de Baltinache;
  • Tour Astronômico.

Geysers del Tatio

Geysers del Tatio é o primeiro passeio dessa lista. E é bom avisar que, mesmo sendo o primeiro da lista, não é nem um pouco indicado que ele seja feito no início. Muito pelo contrário, pelo fato de sua altitude ser bastante elevada e ele exigir que vocês acordem cedo, o mais indicado é que ele seja um dos últimos passeios a ser feito.

Nesse passeio, vocês visitarão o maior campo de gêiseres do hemisfério Sul e o terceiro maior do mundo. O vapor que sai das águas dos gêiseres, ao entrar em contato com a baixa temperatura do ambiente, forma cenas lindíssimas.

Esse passeio é um pouco “complicado”. Por isso, alertamos algumas coisas:

  • Cuidado com o forte cheiro de enxofre. É, realmente, muito forte, então, se sentir qualquer coisa, fale imediatamente com o guia;
  • Vá bem agasalhado. Esse passeio é feito muito cedo e é bastante frio;
  • Tenha uma boa noite de sono;
  • Não coma carne vermelha e nem beba nada alcoólico na noite anterior.

Valle de la Luna

O que falar do Valle de la Luna?! Talvez esse seja um dos “queridinhos” dos turistas. É um passeio muito tradicional no Atacama e é ótimo para quem gosta de trilhas.

Nesse passeio, vocês caminharão por incríveis formações rochosas naturais. Os principais pontos desse passeio são as Três Marias, a Grande Duna e o Mirante de Cari.

Para encerrar essa parte, daremos algumas dicas e alguns avisos sobre o tour ao Valle de la Luna:

  • Escolha bem sua roupa. Vá com uma roupa leve (lá em cima faz muito calor);
  • Leve um agasalho. No final do tour, pode ser que vocês sintam frio;
  • Como nesse passeio vocês caminharão por um terreno irregular, ele não é recomendado para pessoas com dificuldades motoras;
  • E, como sempre, leve água e se mantenha hidratado.

Lagunas Altiplánicas y Mirador Piedras Rojas

No tour Lagunas Altiplánicas y Mirador Piedras Rojas você conhecerá ambos os lugares de uma só vez. Esse é um dos mais incríveis e completos passeios do Atacama.

Infelizmente, as Piedras Rojas estão fechadas desde janeiro de 2018. Por isso, agora todas as agências precisam se limitar ao mirante/mirador. Mas não se preocupe, a vista é extraordinária e vale muito a pena.

Os principais pontos que vocês visitarão nesse passeio são as Lagunas Altiplânicas Miñiques e Miscanti (onde vocês poderão admirar a incrível coloração e seus respectivos vulcões ao fundo), o mirante das icônicas Piedras Rojas e a Laguna Chaxa (onde verão diversas espécies de aves e, entre elas, os lindos flamingos).

Assim como na maioria dos passeios do Atacama, é bom vocês irem bem agasalhados.

Lagunas Escondidas de Baltinache

Lagunas Escondidas de Baltinache é outro dos passeio imperdíveis no Atacama. Vocês conhecerão 7 lagunas únicas, tanto no formato quanto na coloração da água. Dessas sete lagunas, é possível entrar apenas na primeira e na última (isso é feito para preservar o local).

Outra coisa incrível nesse tour é que a concentração de sal nessas lagunas é ainda maior do que a do Mar Morto. Ou seja, você não afundará. Então, mesmo que você não saiba nadar, pode ficar tranquilo. A todo momento que você estiver lá, você ficará boiando.

Antes de acabar essa parte do texto, recomendamos que vocês levem uma garrafa com água da torneira mesmo para tirar o grosso do sal. A grande concentração de sal pode acabar te incomodando e os banheiros com duchas ficam um pouco afastados.

Tour Astronômico

O Tour Astronômico é um passeio sensacional. Principalmente, porque o Deserto de Atacama conta com inúmeras vantagens para a observação do céu noturno. Sua elevada altitude, baixa umidade e baixo nível de poluição nos permite observar de foma singular.

Após vocês chegarem e se aprontarem, todas as luzes do local serão apagadas e é nessa hora vocês ficarão sem reação ao ver tanta beleza. A olho nu vocês conseguirão ver toda a beleza do céu estrelado e, dependendo da época, observarão o rastro da via láctea também a olho nu.

O guia vai ministrar uma pequena “aula” de reconhecimento para vocês. Até porque, é sempre bom saber o que estamos vendo. Mas podem ficar tranquilos, pois ele não vai abordar de forma muito técnica. De qualquer forma, fique a vontade para se aprofundar em alguns assuntos.

Outros passeios imperdíveis no Atacama

Além desses passeios já citados acima, vocês podem fazer alguns outros por conta própria. Alguns dos passeios que indicamos são:

Os 5 passeios que falamos nesse texto, podem ser feitos em apenas 3 dias (2 dias inteiros e uma tarde). Se quiserem saber mais, clique no link e para conhecer o nosso pacote promocional Atacama Essencial.

Se preferir, entre em contato diretamente com a gente através do faleconosco@dobrasilparaomundo.com


Baixe grátis - Planilha de Planejamento de Viagem

Planejando viajar? Criamos uma planilha supercompleta para você se planejar!

Baixe agora