Blog Planejamento

4 coisas que você precisa saber antes de ir para o Atacama

Por Davi Noronha

Se você quer viajar para o Atacama, antes você precisa saber 4 coisas. Leia e saiba curiosidades como Onde se hospedar?” e “Quantos dias ficar?”

No texto de hoje, a gente resolveu contar algumas das dúvidas mais frequentes que recebemos dos nossos viajantes. Então, falaremos aqui sobre 4 coisas que você precisa saber antes de viajar para o Atacama.

Como chegar no Atacama?

A chegada ao Atacama não é direta, mas é bastante simples. O meio mais comum é viajar para Santiago, depois pegar um voo para Calama (aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama). Por fim, você se desloca para San Pedro, geralmente de transfer (que é o meio mais “fácil”).

Vale lembrar, que existem três companhias regulares que fazem o trajeto Santiago até Calama, que são: LATAM Chile, JetSMART e SKY Airline.

Uma outra opção, é ir de ônibus. Mas ela não costuma valer muito a pena. Porque a distância de Santiago, para Calama e de Calama para San Pedro de Atacama é muito grande. Se essa for sua escolha, a viagem pode durar até 24 horas. E, se você não tiver tempo para ficar parando nas cidades durante o caminho, não será muito vantajoso.

Até porque, dependendo da época da sua viagem, você pode conseguir uma passagem de avião, às vezes, por um preço mais baixo que de ônibus.

Quantos dias ficar no Atacama?

O mínimo que recomendamos é que fique dois dias inteiros e uma tarde no Atacama. Com esse tempo, vocês conseguem fazer os principais passeios da região. Esses passeios fazem parte do nosso pacote Atacama Essencial.       

  • Valle de la Luna;
  • Geyser del Tatio;
  • Lagunas Altiplânicas e Mirante Piedras Rojas;
  • Laguna Cejar ou Lagunas Escondidas de Baltinache;
  • Tour Astronômico.

Caso você queira conhecer o Atacama em sua ”totalidade”, nós recomendamos, pelo menos, cinco dias inteiros. Com esse cinco dias, vocês podem realizar nosso pacote Atacama Completo.

  • Valle de la Luna;
  • Geyser del Tatio;
  • Lagunas Altiplânicas e Mirante Piedras Rojas;
  • Laguna Cejar;
  • Lagunas Escondidas de Baltinache;
  • Tour Astronômico;
  • Valle de Arcoiris;
  • Termas de Puritama;
  • Ruta de los Salares.

Se quiser tornar sua experiência ainda mais incrível, adicione mais quatro dias à sua viagem. Com esses quatro dias, você poderá adicionar a travessia do Salar de Uyuni ao seu planejamento.

“Ah, mas eu vi que o passeio ao Salar de Uyuni dura três dias, não quatro!” Sim, é possível fazer em três dias, mas, nesse caso, você ficará em Uyuni. Caso você queira voltar para o Atacama ao final do passeio, serão necessário quatro dias.

Qual a melhor época para viajar para o Atacama?

O Atacama é um destino bem democrático. Em qualquer período do ano que você for, será muito bom. Porém, existem algumas épocas que é preciso um pouco mais de atenção:

  • Evite épocas de chuva. Os meses com maior incidência de chuva são em Fevereiro e Março. Porém, como se trata de natureza, não é possível ter certeza.
  • Da mesma forma, evite épocas de muita neve. No Atacama, os meses com maior incidência de neve são Julho e Agosto.

Onde se hospedar no Atacama?

San Pedro de Atacama é uma cidade, realmente, muito pequena. Ela foi toda desenvolvida em torno de um rua principal, a Rua Caracoles. Logo, se for para o Atacama, tente se hospedar próximo desta rua e com certeza você estará bem localizado.

De qualquer forma, quando estiver pensando em qual hotel se hospedar no Atacama, tenha cuidado para não ficar nos locais mais afastados. Pois, já que no Atacama não existe transporte público, fazer isso, pode tornar a sua viagem mais desgastantes com longas caminhadas,

Além disso, têm muitas agências que, na hora de buscar os passageiros, se limitam a buscar somente os que estão hospedados no raio mais próximo da Rua Caracoles. Não existe uma regra para a distância, mas é cerca de 2 ou 3 quilômetros.

Espero que esse texto tenha contribuído para o planejamento da sua viagem. Se tiver qualquer outra dúvida, pode entrar em contato conosco através do email faleconosco@dobrasilparaomundo.com

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!