Blog Dicas Planejamento

Quando visitar o Deserto do Atacama

Por Juliana Noronha

Ainda na dúvida de quando visitar o Deserto do Atacama? Venha saber qual a melhor época do ano para conhecer suas paisagens incríveis e fenômenos naturais!

O Deserto do Atacama é um destino único, conhecido por sua beleza selvagem e fenômenos naturais de tirar o fôlego! Localizado no norte do Chile, é considerada a região desértica mais seca do mundo, e sua paisagem atrai viajantes de todos os lugares. Se você está planejando uma viagem para essa região e quer saber mais informações para que você consiga decidir qual é a melhor época para vivenciar essa experiência incrível continue lendo esse texto. Hoje queremos ajudar você a entender o clima e as temperaturas ao longo do ano no Deserto do Atacama.

O Deserto do Atacama e seus fenômenos naturais

O Deserto do Atacama é bem conhecido pela sua grande variedade de fenômenos naturais. De imensos salares a vulcões imponentes, passando por lagunas coloridas e impressionantes formações rochosas, a região oferece um espetáculo. Além disso, o céu noturno é considerado um dos melhores do mundo para a observação das estrelas, graças à sua altitude, clima seco e baixa poluição luminosa. 


Na primavera, outro fenômeno também se destaca: o deserto florido, mas ele ocorre em outro local, não em San Pedro de Atacama. Um tapete de flores coloridas surge após a germinação de sementes (que estavam escondidas debaixo da terra).

Imagem: Martin Bernetti/AFP para UOL

Como é o clima no Deserto do Atacama?

O clima no Deserto do Atacama é marcado por extrema aridez. Durante o dia, as temperaturas podem ser bastante altas, chegando a superar os 40°C, enquanto durante a noite (especialmente no inverno), as temperaturas podem cair abaixo de 0°C. A região também é conhecida por sua baixa umidade. As poucas chuvas contribuem para o clima seco e aumentam a sensação de calor intenso.

Temperatura a cada mês

Vamos agora dar uma olhada nas temperaturas médias ao longo do ano no Deserto do Atacama:

Primavera (setembro a novembro): A primavera traz temperaturas agradáveis, com médias diurnas entre 18°C e 25°C. As noites começam a ficar menos geladas, com média de 5°C a 10°C. Esta é uma  outra época do ano menos movimentada, oferecendo uma atmosfera mais tranquila para explorar o deserto.

Verão (dezembro a fevereiro): Durante o verão, as temperaturas podem variar entre 20°C e 30°C durante o dia, enquanto as noites são mais amenas, com média de 10°C a 15°C. Esta é a época mais movimentada do ano, com muitos viajantes visitando a região.

Outono (março a maio): No outono, as temperaturas começam a ficar mais amenas, com médias variando entre 16°C e 23°C durante o dia. Já as noites começam a ficar mais frias, com média de 5°C a 10°C. Esta é uma boa época para aqueles que preferem evitar as multidões e aproveitar o tempo limpo para observações noturnas do céu.
Inverno (junho a agosto): Durante o inverno, as temperaturas diurnas chegam a até 20ºC, podendo cair para 4°C ou até mesmo abaixo disso durante a noite. É importante lembrar que algumas áreas do deserto podem ficar cobertas de neve e gelo nesta época, podendo interditar alguns passeios de altitude elevada. Mas, apesar do frio intenso, o inverno pode ser uma ótima oportunidade para vivenciar o Deserto do Atacama de uma maneira única e menos lotada.

Imagem: Oficina de Inverno

Melhor época para ir ao Deserto do Atacama

Este é um destino bem democrátio: a melhor época para visitar o Deserto do Atacama é a que você quiser!

Existem experiências únicas para cada época do ano. Mas, claro, existem alguns momentos que exigem maior cautela:

  • Os meses com maior previsão de chuva são Fevereiro e Março. Mas, como a natureza é imprevisível, não se pode ter certeza. Em casos de chuvas intensas, alguns passeios podem ser suspensos durante um período.
  • Também é interessante evitar épocas de muita neve (geralmente entre julho e agosto) porque algumas atividades podem estar suspensas. 


Se você gosta de temperaturas mais amenas e menos viajantes na cidade, os períodos de outono e primavera são ideais. Por outro lado, se você não se importa com o frio e deseja vivenciar a região de uma forma diferente, o inverno pode ser uma ótima escolha. Já o verão é a época mais movimentada e perfeita para aqueles que desejam aproveitar ao máximo as atividades ao ar livre.

Independente da época escolhida, é importante se preparar adequadamente para as condições climáticas do deserto. Protetor solar, chapéu, óculos de sol, roupas leves e confortáveis, além de agasalhos para as noites mais frias, são itens essenciais para aproveitar ao máximo a sua viagem, viu?

Agora que você já entende melhor o clima e as temperaturas ao longo do ano no Deserto do Atacama, é hora de planejar sua viagem. Aqui no blog, você encontra outras dicas bem importantes sobre o Atacama.

Entre em contato através do Fale Conosco, que nossa equipe ficará muito feliz em ajudar você e organizar as suas atividades nesse destino incrível e garantir uma experiência única.

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!