Blog Dicas Planejamento

Quando visitar o Deserto do Atacama

Por Juliana Noronha

Ainda na dúvida de quando visitar o Deserto do Atacama? Venha saber qual a melhor época do ano para conhecer suas paisagens incríveis e fenômenos naturais!

O Deserto do Atacama é um destino único, conhecido por sua beleza selvagem e fenômenos naturais de tirar o fôlego! Localizado no norte do Chile, é considerada a região desértica mais seca do mundo, e sua paisagem atrai viajantes de todos os lugares. Se você está planejando uma viagem para essa região e quer saber mais informações para que você consiga decidir qual é a melhor época para vivenciar essa experiência incrível continue lendo esse texto. Hoje queremos ajudar você a entender o clima e as temperaturas ao longo do ano no Deserto do Atacama.

O Deserto do Atacama e seus fenômenos naturais

O Deserto do Atacama é bem conhecido pela sua grande variedade de fenômenos naturais. De imensos salares a vulcões imponentes, passando por lagunas coloridas e impressionantes formações rochosas, a região oferece um espetáculo. Além disso, o céu noturno é considerado um dos melhores do mundo para a observação das estrelas, graças à sua altitude, clima seco e baixa poluição luminosa. 


Na primavera, outro fenômeno também se destaca: o deserto florido, mas ele ocorre em outro local, não em San Pedro de Atacama. Um tapete de flores coloridas surge após a germinação de sementes (que estavam escondidas debaixo da terra).

Imagem: Martin Bernetti/AFP para UOL

Como é o clima no Deserto do Atacama?

O clima no Deserto do Atacama é marcado por extrema aridez. Durante o dia, as temperaturas podem ser bastante altas, chegando a superar os 40°C, enquanto durante a noite (especialmente no inverno), as temperaturas podem cair abaixo de 0°C. A região também é conhecida por sua baixa umidade. As poucas chuvas contribuem para o clima seco e aumentam a sensação de calor intenso.

Temperatura a cada mês

Vamos agora dar uma olhada nas temperaturas médias ao longo do ano no Deserto do Atacama:

Primavera (setembro a novembro): A primavera traz temperaturas agradáveis, com médias diurnas entre 18°C e 25°C. As noites começam a ficar menos geladas, com média de 5°C a 10°C. Esta é uma  outra época do ano menos movimentada, oferecendo uma atmosfera mais tranquila para explorar o deserto.

Verão (dezembro a fevereiro): Durante o verão, as temperaturas podem variar entre 20°C e 30°C durante o dia, enquanto as noites são mais amenas, com média de 10°C a 15°C. Esta é a época mais movimentada do ano, com muitos viajantes visitando a região.

Outono (março a maio): No outono, as temperaturas começam a ficar mais amenas, com médias variando entre 16°C e 23°C durante o dia. Já as noites começam a ficar mais frias, com média de 5°C a 10°C. Esta é uma boa época para aqueles que preferem evitar as multidões e aproveitar o tempo limpo para observações noturnas do céu.
Inverno (junho a agosto): Durante o inverno, as temperaturas diurnas chegam a até 20ºC, podendo cair para 4°C ou até mesmo abaixo disso durante a noite. É importante lembrar que algumas áreas do deserto podem ficar cobertas de neve e gelo nesta época, podendo interditar alguns passeios de altitude elevada. Mas, apesar do frio intenso, o inverno pode ser uma ótima oportunidade para vivenciar o Deserto do Atacama de uma maneira única e menos lotada.

Imagem: Oficina de Inverno

Melhor época para ir ao Deserto do Atacama

Este é um destino bem democrátio: a melhor época para visitar o Deserto do Atacama é a que você quiser!

Existem experiências únicas para cada época do ano. Mas, claro, existem alguns momentos que exigem maior cautela:

  • Os meses com maior previsão de chuva são Fevereiro e Março. Mas, como a natureza é imprevisível, não se pode ter certeza. Em casos de chuvas intensas, alguns passeios podem ser suspensos durante um período.
  • Também é interessante evitar épocas de muita neve (geralmente entre julho e agosto) porque algumas atividades podem estar suspensas. 


Se você gosta de temperaturas mais amenas e menos viajantes na cidade, os períodos de outono e primavera são ideais. Por outro lado, se você não se importa com o frio e deseja vivenciar a região de uma forma diferente, o inverno pode ser uma ótima escolha. Já o verão é a época mais movimentada e perfeita para aqueles que desejam aproveitar ao máximo as atividades ao ar livre.

Independente da época escolhida, é importante se preparar adequadamente para as condições climáticas do deserto. Protetor solar, chapéu, óculos de sol, roupas leves e confortáveis, além de agasalhos para as noites mais frias, são itens essenciais para aproveitar ao máximo a sua viagem, viu?

Agora que você já entende melhor o clima e as temperaturas ao longo do ano no Deserto do Atacama, é hora de planejar sua viagem. Aqui no blog, você encontra outras dicas bem importantes sobre o Atacama.

Entre em contato através do Fale Conosco, que nossa equipe ficará muito feliz em ajudar você e organizar as suas atividades nesse destino incrível e garantir uma experiência única.

Avatar do autor
Juliana Noronha

Uma carioca que já chamou de casa muitos lugares do mundo. Deixou uma carreira para trás em busca de um sonho. CEO da Do Brasil Para o Mundo, entusiasta do customer success e apaixonada por viagens e tudo que contenha queijo e bacon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!