Blog Dicas

Quando ir para o Jalapão?

Por Nicolle Podlasek

Descubra quando é a melhor época para visitar o Jalapão, um dos destinos nacionais mais buscados pelos viajantes.

Localizado no Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão é uma enorme área de preservação repleta de belezas naturais. A região, que fica a aproximadamente 300 km de Palmas, encanta cada vez mais turistas com dunas, paisagens do cerrado, rios, fervedouros, cachoeiras, nascentes, serras e chapadas, sendo muito buscada para a prática do ecoturismo e do turismo de aventura.

Afinal, qual a melhor época para viajar ao Jalapão?

O Jalapão pode ser visitado durante o ano inteiro. Lá existem duas estações distintas:  a de seca e a de chuvas, e você pode encontrar um Jalapão bem diferente dependendo da época do ano em que for para lá. Por isso, saber o que esperar de cada período pode sim transformar a sua viagem.

Período de seca

O período de seca no Jalapão vai de abril a outubro. Nessa época, o viajante pode aproveitar o destino sem muita preocupação de encontrar chuvas, que são raras nesses meses. 

Outro ponto importante é em relação às águas de fervedouros e cachoeiras, que ficam mais cristalinas. Se você quer ter essa experiência – e tirar muitas fotos incríveis – esse é o momento de visitar o Jalapão!

Como desvantagem, a época de seca atrapalha um pouco o tráfego nas estradas de areia, principalmente entre agosto e outubro. 

Período de chuvas

O período de chuvas no Jalapão acontece entre novembro e abril, com mais intensidade entre janeiro e março. As chances de pegar chuva na sua viagem são grandes durante esse período, mas não se preocupe. No Jalapão, as chuvas costumam durar pouco tempo e ainda é possível aproveitar o dia por lá.

Uma vantagem de visitar o Jalapão nessa época é que as cachoeiras ficam mais cheias, apresentando um grande volume de água. O clima também é mais úmido e é mais tranquilo para os passeios.

O que pode ser uma desvantagem é que, com as chuvas, a água dos rios e fervedouros fica mais turva, não tão cristalina. 

Férias e Feriados no Jalapão

Assim como todo destino, a época de férias escolares (julho e janeiro) e feriados costumam ser aquelas mais ativas, e os tours ficam mais cheios. Se possível, escolha datas fora da alta temporada. Se você não tem disponibilidade para viajar em dias alternativos, é importante fazer a sua reserva com antecedência, pois o Jalapão é um destino muito concorrido.

E aí, ficou animado para planejar a sua viagem para o Jalapão? Se ficou com mais alguma dúvida ou quer montar a sua próxima viagem, aproveite e peça um orçamento ou entre em contato conosco através do nosso e-mail faleconosco@dobrasilparaomundo.com. Até mais! 💚

event_available Viaje até o fim de 2021 com reagendamento e cancelamento flexíveis!