Blog Descubra

3 destinos seguros para viajar no pós-pandemia

Por Yuri Lopes

Para inspirá-lo a planejar novas viagens e na esperança de que poderemos viajar em breve, listamos aqui 3 destinos seguros para viajar no pós-pandemia.

A pandemia do novo coronavírus pegou todos de surpresa e virou nosso mundo de cabeça para baixo. Com o fechamento de fronteiras, a quarentena e o isolamento social, um dos segmentos mais afetados foi o turismo.

Inúmeros viajantes tiveram que cancelar ou reagendar suas viagens, fazendo mudanças de última hora. E boa parte ainda segue sem grandes perspectivas de retorno, especialmente para as viagens internacionais.

A boa notícia é que muitas cidades e capitais brasileiras já tiveram grande redução nos casos, indicando um certo controle da pandemia. Com isso, muitos destinos já começam a sair da quarentena e reabrir para atividades turísticas desenvolvendo e seguindo seus protocolos de segurança.

Lembrando sempre que ainda devemos evitar riscos desnecessários e seguir as regras básicas de mitigação (usar máscaras, evitar aglomerações e lavar as mãos constantemente), o ecoturismo surge, nesse cenário, como uma alternativa mais segura para a retomada das viagens.

O profundo contato com a natureza e paisagens deslumbrantes possibilita uma desconexão do mundo e um alívio, até mesmo psicológico, depois de meses de estresse, sem necessariamente abrir mão da segurança de ambientes abertos, arejados e sem aglomerações.

Para inspirá-lo a planejar novas viagens e na esperança de que poderemos viajar em breve, listamos aqui 3 destinos seguros para viajar no pós-pandemia.

3 destinos seguros para viajar no pós-pandemia

1. Lençóis Maranhenses

De paisagens únicas, areias finas e brancas contrastando com uma infinidade de lagoas azuis de águas doces formadas pelas chuvas, os Lençóis Maranhenses formam um dos cenários mais icônicos do Brasil e do mundo.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado a 250 km da capital do Maranhão, São Luís e a poucos quilômetros da cidade de Barreirinhas, o principal ponto de partida e acesso. Ele ocupa uma área de 155 mil hectares, o tornando-o o maior parque de dunas do Brasil.

Destinos seguros para viajar no pos-pandemia: Lencois Maranhenses, Maranhao
Lençóis Maranhenses (Julius Dadalti, cortado do original)

O parque já está reaberto desde julho e tem número de veículos de passeio limitados a apenas 55% da capacidade.

O Estado do Maranhão apresenta queda nos casos confirmados desde junho e, atualmente, baixa ocupação de leitos, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde em 29/09. A cidade de Barreirinhas já teve 987 casos confirmados.

Os protocolos sanitários do Governo do Maranhão, que incluem distanciamento, redução da capacidade, higienização e desinfecção constante, check-in e check-out sem contato, entre outros, podem ser conferidos no link ao lado.

2. Bonito

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, já é muito conhecida e um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

Localizada a 300 km da capital Campo Grande, sua região é conhecida pelos rios de água translúcida, cavernas, grutas, cachoeiras, muita natureza e proximidade com o Pantanal, sendo uma região ideal para a prática de snorkeling, rapel, mergulho em cavernas e avistamento de animais silvestres.

Destinos seguros para viajar no pos-pandemia: Bonito, Mato Grosso do Sul
Flutuação em Bonito, Mato Grosso do Sul

A cidade está reaberta para o turismo desde 1º de julho com número limitado de participantes e protocolos de segurança nos passeios.

O Estado do Mato Grosso do Sul apresenta uma estabilização na quantidade de novos casos diários desde agosto e uma taxa de ocupação de leitos menor que 50%. A cidade de Bonito já teve 430 casos confirmados, segundo o Boletim do dia 21/09.

Os protocolos sanitários da cidade de Bonito, que também incluem redução da capacidade, desinfecção, distanciamento, aferição de temperatura, entre outros, podem ser conferidos no link ao lado.

3. Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão é uma enorme área de preservação localizada no estado Tocantins, a aproximadamente 300 km da capital Palmas, base de saída dos passeios.

Repleta de belezas naturais e paisagens singulares, a região encanta cada vez mais turistas. Com dunas, paisagens de cerrado, rios, fervedouros, cachoeiras, nascentes, serras e chapadas, sendo muito buscada para a prática do ecoturismo e do turismo de aventura.

Destinos seguros para viajar no pos-pandemia: Jalapao, Tocantins
Fervedouro em Jalapão, Tocantins (Cléber Vinicius Demori)

A reabertura do parque está prevista para o dia 5 de outubro, desde que haja disponibilidade suficiente de leitos e sejam cumpridas as medidas de segurança do Plano de Retomada da região.

O Estado do Tocantins também apresenta queda na quantidade de novos casos diários confirmados e uma taxa de ocupação de leitos geral menor que 50%, segundo o Boletim do dia 29/09. Embora Palmas, a capital, tenha tido alta incidência de casos, os outros munícipios do entorno do Parque não apresentaram o mesmo cenário.


E aí, o que achou dessas opções? Gosta de ecoturismo? Sente-se confiante pra começar a planejar sua viagem para o pós pandemia? Ou prefere esperar mais um pouco?

Fala pra gente nos comentários!

E se quiser começar a se planejar, a Do Brasil Para o Mundo agora também oferece passeios nesses destinos e pode te ajudar com toda assistência necessária 💚

Confira nossos passeios nos Lençóis Maranhenses.
Confira nossos passeios em Bonito.
Confira nossos passeios no Jalapão.

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!