Blog Descubra

5 passeios imperdíveis no Atacama

Por Davi Noronha

Você está viajando para o Atacama e quer saber um pouco sobre os principais passeios? Então leia esse texto e saiba 5 passeios imperdíveis no Atacama.

Quando viajamos para um local, principalmente se temos pouco tempo, tentamos otimizar ao máximo o que temos para conhecer, não é verdade?

Muitas vezes somos obrigados a abrir mão de algum passeio por falta de tempo, ou mesmo por ter um orçamento mais limitado.

Por isso, nesse texto separamos os 5 passeios imperdíveis no Atacama. Ou seja, são os passeios que, segundo a nossa opinião, precisam constar no seu roteiro.

Os passeios que separamos são:

  • Geysers del Tatio;
  • Valle de la Luna;
  • Lagunas Altiplánicas y Mirador Piedras Rojas;
  • Lagunas Escondidas de Baltinache;
  • Tour Astronômico.

Geysers del Tatio

Geysers del Tatio é o primeiro passeio dessa lista. E é bom avisar que, mesmo sendo o primeiro da lista, não é nem um pouco indicado que ele seja feito no início. Muito pelo contrário, pelo fato de sua altitude ser bastante elevada e ele exigir que vocês acordem cedo, o mais indicado é que ele seja um dos últimos passeios a ser feito.

Nesse passeio, vocês visitarão o maior campo de gêiseres do hemisfério Sul e o terceiro maior do mundo. O vapor que sai das águas dos gêiseres, ao entrar em contato com a baixa temperatura do ambiente, forma cenas lindíssimas.

Esse passeio é um pouco “complicado”. Por isso, alertamos algumas coisas:

  • Cuidado com o forte cheiro de enxofre. É, realmente, muito forte, então, se sentir qualquer coisa, fale imediatamente com o guia;
  • Vá bem agasalhado. Esse passeio é feito muito cedo e é bastante frio;
  • Tenha uma boa noite de sono;
  • Não coma carne vermelha e nem beba nada alcoólico na noite anterior.
https://www.instagram.com/p/B7E8BOnpCJT/

Valle de la Luna

O que falar do Valle de la Luna?! Talvez esse seja um dos “queridinhos” dos turistas. É um passeio muito tradicional no Atacama e é ótimo para quem gosta de trilhas.

Nesse passeio, vocês caminharão por incríveis formações rochosas naturais. Os principais pontos desse passeio são as Três Marias, a Grande Duna e o Mirante de Cari.

Para encerrar essa parte, daremos algumas dicas e alguns avisos sobre o tour ao Valle de la Luna:

  • Escolha bem sua roupa. Vá com uma roupa leve (lá em cima faz muito calor);
  • Leve um agasalho. No final do tour, pode ser que vocês sintam frio;
  • Como nesse passeio vocês caminharão por um terreno irregular, ele não é recomendado para pessoas com dificuldades motoras;
  • E, como sempre, leve água e se mantenha hidratado.
https://www.instagram.com/p/B5jLVP5JCvS/

Lagunas Altiplánicas y Mirador Piedras Rojas

No tour Lagunas Altiplánicas y Mirador Piedras Rojas você conhecerá ambos os lugares de uma só vez. Esse é um dos mais incríveis e completos passeios do Atacama.

Infelizmente, as Piedras Rojas estão fechadas desde janeiro de 2018. Por isso, agora todas as agências precisam se limitar ao mirante/mirador. Mas não se preocupe, a vista é extraordinária e vale muito a pena.

Os principais pontos que vocês visitarão nesse passeio são as Lagunas Altiplânicas Miñiques e Miscanti (onde vocês poderão admirar a incrível coloração e seus respectivos vulcões ao fundo), o mirante das icônicas Piedras Rojas e a Laguna Chaxa (onde verão diversas espécies de aves e, entre elas, os lindos flamingos).

Assim como na maioria dos passeios do Atacama, é bom vocês irem bem agasalhados.

https://www.instagram.com/p/Bz25vpjpXSU/

Lagunas Escondidas de Baltinache

Lagunas Escondidas de Baltinache é outro dos passeio imperdíveis no Atacama. Vocês conhecerão 7 lagunas únicas, tanto no formato quanto na coloração da água. Dessas sete lagunas, é possível entrar apenas na primeira e na última (isso é feito para preservar o local).

Outra coisa incrível nesse tour é que a concentração de sal nessas lagunas é ainda maior do que a do Mar Morto. Ou seja, você não afundará. Então, mesmo que você não saiba nadar, pode ficar tranquilo. A todo momento que você estiver lá, você ficará boiando.

Antes de acabar essa parte do texto, recomendamos que vocês levem uma garrafa com água da torneira mesmo para tirar o grosso do sal. A grande concentração de sal pode acabar te incomodando e os banheiros com duchas ficam um pouco afastados.

https://www.instagram.com/p/B8fJzzgpe9R/

Tour Astronômico

O Tour Astronômico é um passeio sensacional. Principalmente, porque o Deserto de Atacama conta com inúmeras vantagens para a observação do céu noturno. Sua elevada altitude, baixa umidade e baixo nível de poluição nos permite observar de foma singular.

Após vocês chegarem e se aprontarem, todas as luzes do local serão apagadas e é nessa hora vocês ficarão sem reação ao ver tanta beleza. A olho nu vocês conseguirão ver toda a beleza do céu estrelado e, dependendo da época, observarão o rastro da via láctea também a olho nu.

O guia vai ministrar uma pequena “aula” de reconhecimento para vocês. Até porque, é sempre bom saber o que estamos vendo. Mas podem ficar tranquilos, pois ele não vai abordar de forma muito técnica. De qualquer forma, fique a vontade para se aprofundar em alguns assuntos.

https://www.instagram.com/p/B1ul5nwJlhM/

Outros passeios imperdíveis no Atacama

Além desses passeios já citados acima, vocês podem fazer alguns outros por conta própria. Alguns dos passeios que indicamos são:

Os 5 passeios que falamos nesse texto, podem ser feitos em apenas 3 dias (2 dias inteiros e uma tarde). Se quiserem saber mais, clique no link e para conhecer o nosso pacote promocional Atacama Essencial.

Se preferir, entre em contato diretamente com a gente através do faleconosco@dobrasilparaomundo.com

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!