Blog Descubra

5 motivos em fotos para conhecer o Atacama

Por Juliana Noronha

Motivos reais e em fotos para você conhecer o Atacama, o deserto mais árido do mundo, na sua próxima viagem internacional.

Se você já pensou em conhecer o Atacama, acredito que um dos muitos motivos tenha sido pelas instagramáveis fotos espalhadas nos feeds das redes sociais.

Temos que concordar, é Impossível não ser impactado, o deserto caiu no gosto dos viajantes e isso não é nenhum exagero.

E se você acha que a gente está aumentando ao afirmar, é só continuar lendo esse post que te daremos 5 motivos em fotos para conhecer o Atacama.

1. Terceiro maior campo geotérmico

É no Atacama onde encontramos o terceiro maior campo geotérmico do mundo. Os Geysers del Tatio ficam atrás apenas dos geysers Yellowstone (Estados Unidos) e Dolina Geizerov (Rússia).

Além disso, o local conta com uma paisagem incrível que fica ainda mais potencializada sob a luz do nascer do sol.

https://www.instagram.com/p/B277LpwpKLc/
https://www.instagram.com/p/B3V0SBeJ0eM/?igshid=1exlw71bph48o

2. Banhos gravitatórios

Apesar do termo pouco comum, você com certeza já deve ter esbarrado com a foto de alguém na lagoa sem conseguir afundar. Sim, no Atacama dois dos principais passeios são para lagoas com grande concentração de sal e devido à alta salinidade da água, ao entrar na lagoa, você não afunda, mesmo que você não saiba boiar. Tanto a Laguna Cejar quanto as Lagunas Escondidas promovem essa mesma sensação.

E como você já deve ter percebido, qualquer experiência no Atacama é acompanhado e emoldurado por paisagens icônicas e colorações indescritíveis. Um comentário especial para as Lagunas Escondidas e seu contraste da borda branquinha de sal com o estonteante azul/verde das lagoas.

https://www.instagram.com/p/B48JJvOpbCb/?igshid=1re2z4zq6x31y
https://www.instagram.com/p/B2-ne0TJdj3/?igshid=j2bnudx7ibe0

3. Lagoas no altiplano

O Atacama também é conhecido pelas suas singulares Lagoas Altiplânicas. Sem dúvidas, pelo menos um dos passeios do seu roteiro precisa passar por elas.

Não sabe o que são Lagunas Altiplânicas? São basicamente lagoas em planícies elevadas. As mais conhecidas lagoas do Atacama (Laguna Miscanti e Meniques) ficam a aproximadamente 4.200 m de altitude.

Sim, esse é, sem espaço para dúvidas, um cenário com uma pluralidade incrível de cores: branco, azul, vermelho, amarelo e verde. Um cenário totalmente ao inverso daquele tom amarelado que esperamos ver em desertos.

https://www.instagram.com/p/B1bXo6ZJJZf/?igshid=haedp7fhwtzr
https://www.instagram.com/p/BzWhEX3Jtp4/

4. Via láctea a olho nu

Uma combinação de altitude + ar limpo + baixa umidade. Essa é a equação perfeita para proporcionar uma das melhores observações do céu noturno no mundo.

Não à toa, em todo território de San Pedro estão espalhados diversos observatórios turísticos, onde diariamente são ministradas mini aulas para os curiosos viajantes. Além disso, há também um dos principais observatórios do mundo, o Projeto ALMA.

Atenção apenas quanto a época da sua viagem. Quanto maior a lua, mais luminosidade e consequentemente menos estrelas visíveis. Com isso, o Tour Astronômico acaba ficando um pouco menos interessante. Ou seja, procure agendar a sua viagem para períodos próximos da lua nova.

https://www.instagram.com/p/B5Y4-n4poNk/
https://www.instagram.com/p/Bx_BW_cJJVR/

5. Cenários extraterrestres

Com um cenário que parece não existir na terra, com rochas esculpidas pela erosão do tempo, da água e do vento, nas mais variadas formas e cores: assim é o Valle de La Luna, um dos passeios mais tradicionais do Atacama.

Emoldurado pelas cordilheiras e dono de um pôr do sol avassalador, esse passeio ganhará um espaço vitalício em seu coração.

https://www.instagram.com/p/Bb0C4lVn1wv/
https://www.instagram.com/p/B6uCQZwJimd/?igshid=1xy9z48e13r46

Assim terminamos a nossa listinha com as experiências particulares que o Atacama pode te proporcionar.

Esperamos que você tenha terminado esse texto realmente convencido a conhecer o deserto mais árido do mundo e já esteja planejando o próximo passo dessa singular aventura.

5 motivos em fotos para conhecer o atacama

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!