Motivos reais e em fotos para você conhecer o Atacama, o deserto mais árido do mundo, na sua próxima viagem internacional.
Se você já pensou em conhecer o Atacama, acredito que um dos muitos motivos tenha sido pelas instagramáveis fotos espalhadas nos feeds das redes sociais.
Temos que concordar, é Impossível não ser impactado, o deserto caiu no gosto dos viajantes e isso não é nenhum exagero.
E se você acha que a gente está aumentando ao afirmar, é só continuar lendo esse post que te daremos 5 motivos em fotos para conhecer o Atacama.
1. Terceiro maior campo geotérmico
É no Atacama onde encontramos o terceiro maior campo geotérmico do mundo. Os Geysers del Tatio ficam atrás apenas dos geysers Yellowstone (Estados Unidos) e Dolina Geizerov (Rússia).
Além disso, o local conta com uma paisagem incrível que fica ainda mais potencializada sob a luz do nascer do sol.
2. Banhos gravitatórios
Apesar do termo pouco comum, você com certeza já deve ter esbarrado com a foto de alguém na lagoa sem conseguir afundar. Sim, no Atacama dois dos principais passeios são para lagoas com grande concentração de sal e devido à alta salinidade da água, ao entrar na lagoa, você não afunda, mesmo que você não saiba boiar. Tanto a Laguna Cejar quanto as Lagunas Escondidas promovem essa mesma sensação.
E como você já deve ter percebido, qualquer experiência no Atacama é acompanhado e emoldurado por paisagens icônicas e colorações indescritíveis. Um comentário especial para as Lagunas Escondidas e seu contraste da borda branquinha de sal com o estonteante azul/verde das lagoas.
3. Lagoas no altiplano
O Atacama também é conhecido pelas suas singulares Lagoas Altiplânicas. Sem dúvidas, pelo menos um dos passeios do seu roteiro precisa passar por elas.
Não sabe o que são Lagunas Altiplânicas? São basicamente lagoas em planícies elevadas. As mais conhecidas lagoas do Atacama (Laguna Miscanti e Meniques) ficam a aproximadamente 4.200 m de altitude.
Sim, esse é, sem espaço para dúvidas, um cenário com uma pluralidade incrível de cores: branco, azul, vermelho, amarelo e verde. Um cenário totalmente ao inverso daquele tom amarelado que esperamos ver em desertos.
4. Via láctea a olho nu
Uma combinação de altitude + ar limpo + baixa umidade. Essa é a equação perfeita para proporcionar uma das melhores observações do céu noturno no mundo.
Não à toa, em todo território de San Pedro estão espalhados diversos observatórios turísticos, onde diariamente são ministradas mini aulas para os curiosos viajantes. Além disso, há também um dos principais observatórios do mundo, o Projeto ALMA.
Atenção apenas quanto a época da sua viagem. Quanto maior a lua, mais luminosidade e consequentemente menos estrelas visíveis. Com isso, o Tour Astronômico acaba ficando um pouco menos interessante. Ou seja, procure agendar a sua viagem para períodos próximos da lua nova.
5. Cenários extraterrestres
Com um cenário que parece não existir na terra, com rochas esculpidas pela erosão do tempo, da água e do vento, nas mais variadas formas e cores: assim é o Valle de La Luna, um dos passeios mais tradicionais do Atacama.
Emoldurado pelas cordilheiras e dono de um pôr do sol avassalador, esse passeio ganhará um espaço vitalício em seu coração.
Assim terminamos a nossa listinha com as experiências particulares que o Atacama pode te proporcionar.
Esperamos que você tenha terminado esse texto realmente convencido a conhecer o deserto mais árido do mundo e já esteja planejando o próximo passo dessa singular aventura.