Blog Planejamento

Como ir para Ushuaia? | Planeje sua viagem

Por Juliana Noronha

Se você começou a planejar a sua viagem para a Patagônia Argentina agora e quer saber como ir para Ushuaia, chegou no lugar certo.

Quer saber como ir para Ushuaia? Primeiro a gente precisa entender um pouco mais da sua localização.

Ushuaia é capital da província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul e está localizada a 3.200 km da cidade de Buenos Aires.

Um pouco longe, né? Afinal, estamos falando de uma das cidades mais ao sul do nosso continente. Por isso, a forma de chegar mais rápida e fácil em Ushuaia é de avião.

Quais companhias voam para Ushuaia?

Vale ressaltar que como não existem voos diretos desde o Brasil até a capital da Terra do Fogo, é preciso fazer uma conexão em Buenos Aires, que conta com aeroporto nacional e internacional. O voo desde Buenos Aires até Ushuaia dura em torno de 3h30m.

O aeroporto internacional de Ushuaia “Malvinas Argentinas” é de pequeno porte e tem pouca frequência de voos diários, principalmente na baixa temporada. As empresas LATAM e Aerolineas Argentinas fazem voos do Brasil para vários destinos na Argentina, inclusive Ushuaia.

É importante saber também que São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, são algumas das cidades que tem conexão direta com Buenos Aires.

E para encontrar esses voos você pode buscar diretamente nos sites da companhia ou usar alguns consolidadores como Kayak e Skyscanner, por exemplo.

Quanto custa uma passagem de avião para Ushuaia?

Não tem para onde fugir, a resposta aqui é: depende. Como mencionei acima, algumas cidades brasileiras tem voos direto para Buenos Aires. Isso quer dizer que saindo desses destinos as passagens tendem a ser um pouco mais baratas.

Para usar como base, no final de 2019 eu comprei uma passagem Rio X Ushuaia X El Calafate x Rio por volta de 1.500 reais. Ou seja, esse é um bom parâmetro para usar nas suas buscas.

Aproveitando, a Do Brasil para o Mundo gravou um vídeo super completo sobre quanto custa viajar para Ushuaia. No vídeo abordamos todos os preços: passagem, hospedagem, alimentação e passeios.

Como ir para Ushuaia de ônibus?

Também é possível chegar em Ushuaia por terra, pela Estrada Nacional nº 3 ou pela Estrada Nacional nº 40.

Para seguir esse caminho, saiba que é preciso passar pelo Chile e cumprir com os seus respectivos processos migratórios. Além disso, tem que atravessar o Estreito de Magalhães a bordo de um ferry (balsa) durante 30 minutos de navegação.

A balsa te levará até San Sebastian, faltando uns 293 km até Ushuaia.

Sendo assim, não possui ônibus direto para Ushuaia saindo de Buenos Aires. Além das grandes distâncias ainda é preciso cruzar a fronteira chilena.

Mas caso esteja fazendo uma viagem mais longa e tenha tempo para aproveitar as cidades no caminho, uma dica seria fazer o percurso da seguinte forma:

Buenos Aires até Bahia Blanca > Bahia Blanca até Puerto Madryn (Patagônia dos Bichos) > Puerto Madryn até Rio Gallegos > Rio Gallegos até Ushuaia.

Mas já adianto que não é um percurso tão econômico, ou seja, compare sempre com um voo.

Quais empresas de ônibus buscar?

Se você decidiu ir de Buenos Aires para Ushuaia de ônibus, já percebeu que precisará fazer algumas paradas, certo? E, dependendo do roteiro que você siga, encontrará empresas diferentes.

De qualquer forma, a Andesmar e a Marga/Taqsa são duas grandes empresas argentinas. E, provavelmente, em algum momento você terá que escolher uma dessas viações. Um bom lugar para pesquisar é através da plataforma argentina de venda de passagens: centraldepasajes.com.ar e plataforma10.com.ar.

A Patagônia Argentina é um destino incrível e único e Ushuaia acaba sendo a porta de entrada para muitos viajantes. Por isso, super incentivamos essa viagem.

Espero que tenhamos te ajudado com essas informações. Se ainda tiver qualquer dúvida, é só deixar aqui nos comentários ou falar diretamente com a gente através do faleconosco@dobrasilparaomundo.com.

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!