Blog Dicas

Qual é a melhor época para visitar a Patagônia?

Por Nicolle Podlasek

Para aproveitar a sua viagem à Patagônia ao máximo, é imprescindível planejar com cuidado a melhor época visitá-la. Confira as nossas dicas sobre o melhor momento para conhecer a região!

montanhas refletidas em um lago na patagonia argentina

A Patagônia atrai viajantes do mundo inteiro com seus lagos glaciares, paisagens surreais, vida selvagem ímpar e o clima frio. Ela está localizada entre os territórios do Chile e da Argentina e tem uma extensão de mais de 1 milhão de km², sendo a maior parte localizada na Argentina.

A região é conhecida por ter um clima bem instável, e, por isso, é extremamente importante planejar com cuidado a sua viagem para lá. Confira as nossas dicas a seguir.

Quando visitar a Patagônia?

Um dos fatores determinantes para viajar para a Patagônia é a época do ano, pois cada época reserva um cenário diferente para o viajante.

No geral, a melhor época para visitar a Patagônia é entre os meses de outubro e março – primavera e verão – pois os dias são mais longos e as temperaturas mais amenas. No verão, por exemplo, o sol pode nascer às 4 da manhã e se pôr às 23h. Nessa época, as temperaturas ficam em torno de 13°C a 20°C, mas a sensação térmica pode ser um pouco mais baixa, devido aos fortes ventos da região.

Quem visita a Patagônia durante essa época do ano dificilmente terá problemas no itinerário, e poderá aproveitar o auge da estação realizando trekkings, visitando os lagos e conhecendo a flora e fauna do local. É importante dizer que os famosos glaciares estão abertos durante todo o ano.

Posso visitar a Patagônia no inverno?

O inverno na Patagônia se inicia em junho e termina em setembro. Nessa época, as temperaturas são muito baixas, e os dias mais curtos. Em virtude disso, muitos passeios e trilhas ficam fechados, e, inclusive, muitas agências não atendem nessa época do ano. Por isso, em geral, não recomenda-se a ida à Patagônia durante esses meses.

No entanto, existe uma exceção, que é Ushuaia. A cidade no fim do mundo tem muita neve durante a estação mais fria do ano, e é perfeita para a prática de esportes de inverno. É lá que está localizada uma das melhores estações de esqui da América do Sul, a Cerro Castor. Portanto, se você pretende aproveitar a neve e praticar esportes da estação, visitar Ushuaia no inverno é uma ótima pedida!

Chuva: o maior medo dos viajantes

A chuva na Patagônia ocorre durante o ano todo de forma praticamente equilibrada, e, por isso, é um dos maiores medos dos viajantes que pretendem visitá-la. Portanto, separe alguns dias a mais na sua viagem e esteja preparado para caso isso aconteça. Isso é especialmente importante se você planeja realizar trekking ou outras atividades ao ar livre, que demandam um tempo estável.

Se você quiser mais informações para organizar a sua próxima viagem, nós temos um guia completo para quem sonha em viajar para a Argentina e para o Chile. O nosso blog também está recheado de dicas de viagem para a América do Sul. 💚

Tem alguma dúvida ou dica? Deixe nos comentários!

Salve no Pinterest Qual é a melhor época para visitar a Patagônia?

qual e a melhor epoca para visitar a patagonia

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!