Blog Descubra

O que você precisa saber antes de ir para as Termas de Puritama

Por Davi Noronha

O tour que leva até as Termas de Puritama apresenta um verdadeiro oásis, pouquissimo esperado por quem planeja uma viagem para o deserto.

Termas de Puritama é, com toda certeza, o passeio mais relaxante que você pode encontrar no deserto e vale muito a pena!

Termas de Puritama: principais características

  • As Termas estão localizadas a 30 km do Atacama.
  • Apresentam oito piscinas com água quente (porém, a primeira só é permitida para convidados/hóspedes do hotel Explora).
  • As temperaturas das piscinas variam entre 28°C e 31°C.
  • Possui um visual bastante natural com plantas e pedras, além de estarem situadas em meio a um cânion.
  • Estão localizadas a 3.500 metros de altitude.
  • A água apresenta uma grande concentração de minerais, tais como: magnésio, sódio e cálcio.
  • No local tem  banheiros, armários e mesa para refeições (não tem lanchonete).

Como ocorre o aquecimento das águas?

As piscinas naturais das Termas de Puritama, abastecidas pelo rio Puritama, possuem a água quente devido o contato dela com materiais vulcânicos no interior da Cordilheira dos Andes, já que o Atacama é uma região que conta com atividades vulcânicas desde muito tempo.

As relaxantes piscinas das Termas de Puritama

Como já disse, esse é um passeio bastante relaxante, então, pode ser uma ótima opção para o primeiro dia do seu roteir, caso tenha feito muita escalas ou algo que tenha deixado a viagem mais cansativa.

Ou então é válido colocar também no último dia, pois dessa forma você consegue relaxar da correria dos passeios.

Qual piscina escolher?

O local conta com 7 piscinas para o uso comum. Cada uma tem sua particularidade.

Em algumas é possível encontrar uma pequena cachoeira, o que proporciona um momento bem relaxante ao deixar a água cair nas costas.

As mais próximas costumam ficar mais cheias também, já que ficam perto da entrada.

Além disso, as piscinais termais possuem temperaturas diferentes. As primeiras costumam ser mais quentes (31°C) e a última um pouco mais fresca (28°C).

Portanto, a nossa sugestão é que, ao chegar, passeie por entre as passarelas conhecendo cada uma das piscinas e escolha a que mais te agradar.

Saída da piscina

Ao sair da piscina, tenha próximo de você uma roupa ou uma toalha, pois você sentirá bastante frio.

“Ué, mas no deserto a temperatura é baixa e a temperatura da água é alta?”, talvez você esteja se perguntando. E a resposta, nesse caso, é: sim, porém, só é sim se estivermos nos tratando de águas termais. Caso não fossem termais, a temperatura da água também seria fria, como é o caso das Lagunas Escondidas, por exemplo.

Além do mais, nessa região costuma ventar bastante, o que faz a sensação térmica cair.

Quais passeios é possível fazer junto com as Termas?

Outro benefício desse passeio é que ele é de meio período, ou seja, pode fazer outro passeio no mesmo dia que ele. Como é um tour relaxante, seria interessante fazer um passeio mais desgastante, principalmente, antes dele.

Geysers del Tatio + Termas de Puritama

Uma boa alternativa seria os Geysers del Tatio, entretanto, o término dele é às 12 horas e o início do Termas de Puritama (na parte da tarde) é às 13:30 horas, algo que pode te prejudicar caso aconteça algum imprevisto. Além disso, precisaria fazer um almoço mais rápido.

Obs: Nesse caso, o passeio Termas de Puritama seria feito na parte da tarde.

Termas de Puritama + Valle de La Luna

Outra interessante sugestão seria o Valle de la Luna, cujo horário, fica menos corrido que o dos gêiseres. E, pelo fato de o Valle de la Luna ser um passeio onde você se cansa, é bom ter um relaxamento antes.

Obs: Nesse caso, o passeio Termas de Puritama seria feito na parte da manhã.

Diferenças entre o passeio de manhã e de tarde

As diferenças não são grandes, mas as principais são as seguintes: de manhã você poderá encontrar as piscinas um pouco mais vazias e terá mais facilidade de encaixar um outro passeio no mesmo dia, mas a entrada é mais cara.

Já se você for de tarde, tem chance de as piscinas estarem mais cheias, entretanto, a entrada é mais barata. (Exceto aos sábados e domingos, que o valor da entrada das Termas é de 15 mil pesos chilenos independente do turno).

Então, está disposto a gastar um pouco mais para ter mais conforto e espaço? Vá de manhã!

Não se importa com a presença de muitas pessoas e quer economizar um pouco? Vá de tarde!

Dicas para o passeio:

  • Como sempre, é bom levar água e manter-se hidratado.
  • Leve dinheiro para pagar o valor da taxa de entrada – de manhã 15.000 pesos chilenos e de tarde 9.000 pesos chilenos.
  • Leve uma roupa de banho e uma tolha para se secar ao sair da piscina (como disse, é bastante frio do lado de fora, então, mantenha-a perto de você).
  • Use protetor solar.
  • Leve um cadeado – caso você queira usar o armário para guardar seus pertences.

Atenção: Via de regra, não se faz necessário comprar as entradas das Termas de Puritama com antecipação. Só nos períodos de feriado prolongado, por exemplo. Mas, pensando nos viajantes que gostam de ter tudo já planejado e pago, vamos deixar o link aqui: https://termasdepuritama.cl/

Para tirar mais dúvidas ou fazer a reserva do passeio, acesse esse link https://dobrasilparaomundo.com/produto/termas-de-puritama/

o que voce precisa saber antes de ir para as termas de puritama

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!