Blog Dicas

Viagem solo: o que saber antes de viajar sozinho

Por Nicolle Podlasek

Tem vontade de viajar sozinho ou sozinha? Então confira abaixo o que você precisa saber antes de viver essa experiência!

Viajar é uma experiência incrível para compartilhar com família e amigos. Mas, seja por dificuldade de conciliar datas ou simplesmente uma grande vontade de explorar o mundo sozinho, viajar solo é uma opção que atrai cada vez mais pessoas. Isso é enriquecedor e, com certeza, vai tirar você da sua zona de conforto. 

o que voce precisa saber sobre viajar sozinho

Mas, afinal, o que você precisa saber antes de viajar sozinho?

1. Aprenda a curtir a sua própria companhia

2. Aproveite a liberdade de escolha

3. Você pode encontrar pessoas incríveis no caminho

4. Redobre a segurança

5. Não se cobre tanto

1. Aprenda a curtir a sua própria companhia

Primeiramente, se você tem a ideia de que ficar sozinho é uma coisa ruim ou tem medo da experiência, vou te desafiar a encarar a situação de uma forma diferente. Para quem quer viajar solo, esse momento é perfeito para aproveitar o próprio silêncio, curtir sua própria companhia e se conhecer ainda mais. Não se engane: solidão e “estar só” são duas coisas diferentes. Estar sozinho pode ser libertador, acredite! 

Se você se sentir só em uma viagem, não se esqueça que isso é apenas um pedacinho de uma grande aventura cheia de experiências inesquecíveis e gratificantes.

2. Aproveite a liberdade de escolha

Explorar o mundo com outras pessoas é extremamente divertido, mas significa, geralmente, fazer concessões, para que todos fiquem felizes. No entanto, quando se viaja sozinho, quem manda é você: quer acordar cedo? Você pode! Quer conhecer a cidade? Você pode! Quer fazer uma caminhada incrível? Ninguém irá te impedir. Em outras palavras, você é o dono do seu tempo e pode fazer tudo aquilo que mais gosta. Por isso, não tenha medo de aproveitar!

3. Você pode encontrar pessoas incríveis no caminho

Viajar solo não significa que você precisa estar sozinho o tempo todo. Ter companhia para passeios em uma longa viagem pode ser incrível, e isso pode dar origem a uma amizade para a vida toda. Portanto, para conhecer novas pessoas:

  • Escolha uma acomodação compartilhada, como albergues. Se você não é fã deles, um quarto no Airbnb pode ser a solução.
  • Faça passeios em grupo
  • Converse com outros viajantes
  • Pergunte aos moradores locais sobre o lugar que você está visitando 

4. Redobre a segurança

A segurança é uma das maiores preocupações de quem viaja sozinho, principalmente para mulheres. Por isso, além das medidas de segurança comuns em viagens, existem algumas dicas que podem ajudar:

  • Antes de mais nada, avise alguém de confiança onde você está e que horas deve voltar
  • Tente se misturar e não parecer tanto um turista
  • Deixe pertences importantes ou caros em casa 
  • Seja extremamente cuidadoso em áreas muito turísticas e lotadas
  • Durante a viagem, não mencione nas redes sociais que você está sozinho
  • Mantenha cópias de documentos importantes com você, fisicamente e em dispositivos eletrônicos
  • Certifique-se de que você está segurado adequadamente

5. Não se cobre tanto

Por fim, não se cobre tanto. Viajar sozinho é uma experiência emocionante e nos coloca em situações nunca vividas antes. Então, se algo não sair exatamente como planejado ou você não souber como lidar com algo, não fique frustrado. Essa experiência é justamente para você aprender coisas novas. Ela é para ser prazerosa, e não uma tarefa árdua. E lembre-se: não tenha medo de pedir ajuda se precisar.

Agora que você já sabe o que precisa sobre viajar sozinho, confira 5 passos para planejar uma viagem como um profissional e 7 dicas de como economizar dinheiro na viagem.

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!