Blog Guias Planejamento

Como planejar uma viagem para o Jalapão?

Por Juliana Noronha

Quer planejar uma viagem para o Jalapão mas não sabe por onde começar? Falamos sobre quando ir, quantos dias ficar e muitas outras dicas.

O Jalapão é um dos destinos de ecoturismo que mais estão em alta no Brasil. Também não é para menos, né? Por lá encontramos uma beleza ainda estado bruto que impressionar e encanta.

Com essa popularidade, acabam surgindo muitas dúvidas também. Por isso, nesse post vamos te ajudar a planejar uma viagem para o Jalapão como um profissional.

Planejando uma viagem para o Jalapão

Para facilitar, vou separar as informações em alguns tópicos, mais ou menos na ordem que achamos interessante começar o seu planejamento.

Onde fica o Jalapão?

A primeira coisa a levar em consideração é que para os que vão de avião, que é a maneira mais fácil de chegar, a melhor opção é viajar para o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, Tocantins.

Apesar disso, vale sinalizar que o aeroporto, e a cidade em si, não é tão pertinho assim do Parque Estadual do Jalapão. Vamos percorrer mais de 200 km só até o primeiro atrativo.

Mas se você optar por ir com uma agência, essa distância não vai ser um grande problema, já que os guias te buscarão no hotel em Palmas mesmo. Todo esse trajeto vai ser feito com eles.

Quando ir para o Jalapão?

Bom, agora que a gente já sabe pra onde temos que buscar as passagens, nada mais justo do que pensar em qual época visitar o Jalapão, para assim buscar a melhor data para você.

A boa notícia é que o Jalapão pode ser visitado o ano todo. Sim, pode ir tranquilo em qualquer época do ano.

A principal diferença é que o verão é acompanhado pelo período de chuvas. Não chove todos os dias e nem fica o dia inteiro chovendo. São períodos esporádicos.

Essa chuva que cai ajuda deixar o clima mais fresco e as estradas melhores. Além de tornar mais volumoso os rios e cachoeiras.

A vantagem de ir durante o período de seca (inverno), é que o pôr do sol fica ainda mais esplêndido e a água tende a ficar um pouco mais cristalina.

Mas, como era de ser esperar, o clima fica bem seco mesmo.

Quantos dias para visitar o Jalapão?

Antes de decidir qual expedição se encaixa melhor na sua quantidade de dias disponíveis, temos que considerar que além dos dias da expedição, precisaremos, pelo menos, de mais dois dias.

Esses dois dias são o dia da chegada e o dia da partida.

Lembra que eu comentei que o parque fica distante do aeroporto de Palmas? Então, para padronizar o horário das saídas e conseguir visitar todos os atrativos, as agências iniciam o passeio entre 6h e 7h da manhã do primeiro dia.

Por isso, é essencial que você chegue em Palmas no dia anterior. Eu particuarmente sugiro se planejar pra chegar no dia anterior pois se houver qualquer atraso com o voo, você tem tempo hábil de buscar alguma solução e não perder o passeio.

Mas se você resolve chegar de madrugada, por exemplo, pra começar o passeio já durante a manhã, qualquer imprevisto vai impactar diretamente no passeio. E ninguém quer perder a expedição, não é mesmo?

E para a volta a gente precisa seguir a mesma lógica. O horário estimado de chegada em Palmas no último dia é entre 18h e 19h da noite.

No entanto, a estrada que liga os dois locais é muito ruim. O passeio como um todo é feito em condições ruins no que diz respeito a estrada.

Portanto, não recomendamos que você compre um voo para as 22h, por exemplo. Pois se houver qualquer imprevisto, mais uma vez, você vai comprometer o seu retorno.

Ciente disso, nós temos pacotes de 3 dias, 4 dias, 5 dias e 6 dias. E tudo vai depender de quantos dias você tem disponível.

Para conhecer de forma legal, a gente recomenda, pelo menos o de 4 dias. Esse é o tempo mínimo pra não terminar a viagem com aquele gostinho de que quero mais (será que isso é possível? rs).

Mas, sem dúvidas, o nosso pacote mais vendido é o de 5 dias, que apelidamos carinhosamente de Jalapão Essencial.

Então, só lembrando, se você quiser fazer a expedição de 5 dias, precisa reservar ao menos 7 dias para essa viagem, os 5 dias da expedição e os dias de chegada e saída.

Onde se hospedar no Jalapão?

Mais uma vez, se você contratar uma agência, isso não será uma preocupação. Digo isso porque, via de regra, os pacotes com as expedições já incluem hospedagem e também refeição. Ou seja, zero preocupação.

Se for fazer por conta própria, aí tudo vai depender do seu roteiro. Nas nossas expedições, usamos basicamente três cidades como base: Mateiros, São Felix e Ponte Alta.

Cada uma dessas cidades fica próxima de algum grupo de atrativos que vamos visitar no dia seguinte ao dia da pernoite.

Onde se hospedar em Palmas

Agora, lembra que falei que você precisa chegar no dia anterior e ir embora no dia seguinte? Isso quer dizer que você vai precisar ficar hospedado em Palmas durante essas duas noites.

De maneira bem prática, a parte mais central da cidade fica próximo a Praça dos Girassóis. Se a sua ideia é conhecer um pouco do centrinho, recomendo que busque uma hospedagem por lá.

Exemplos de hospedagens bem avaliadas são: MAC Hotel, Victoria Plaza e o Lago da Palma.

Agora, se o seu objetivo é puramente visitar o Jalapão e voltar, sem ter muito tempo para conhecer a cidade de Palmas, você pode buscar uma hospedagem próxima ao aeroporto, pra perder menos tempo no deslocamento.

O que você precisa saber antes de planejar uma viagem para o Jalapão

Sempre quando conversamos com nossos clientes, uma das nossas maiores preocupações é alinhar a expectativa. Acreditamos que esse é um dos pilares para um excelente relacionamento.

Tendo isso como premissa, não poderia de listar alguns pontos que você precisa levar em consideração antes de decidir visitar o Jalapão.

  • Os passeios são feitos em 4×4 com até 6 pessoas
  • Os atrativos ficam bem distante um dos outros, isto é, passamos muito tempo dentro do carro
  • Muitos atrativos, em especial os fervedouros, possuem um número máximo de visitantes por vez. Isto é, podemos nos deparar com pequenas filas, principalmente na alta temporada.
  • Também em relação ao controle, existe um tempo máximo de permanência, que geralmente são 20 min. Ou seja, após esse tempo o guia vai precisar seguir com os turistas para o próximo destino.
  • Muitos dos locais que visitamos não pegam sinal de telefone, por isso, não conte com acesso a internet.
  • O Jalapão tem uma beleza em estado bruto, por isso, não espere estruturas muito luxuosas.

Espero que esse texto te ajude a planejar uma viagem para o Jalapão da melhor forma possível, mas se aparecer qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários ou entrar em contato através do nosso Fale Conosco.

Ah, aproveito para deixar também o nosso vídeo super explicadinho sobre quanto custa viajar para o Jalapão.

event_available Planeje-se com reagendamento e cancelamento flexíveis!